3 minutos de leitura

Para auxiliar a solicitação do processo de trâmite prioritário, o Instituto Nacional de Propriedade Intelectual criou um questionário, de modo a facilitar a escolha da modalidade. Os exames prioritários são processos nos quais os pedidos de patente possuem um tempo de concessão reduzido, com o objetivo de acelerar o exame dos mesmos. O novo trâmite prioritário faz parte do Plano de Combate ao Backlog de Patentes, do INPI, que busca reduzir o número de exames pendentes em 80% até 2021, como alisamos no texto.

Em 2019, o INPI iniciou um projeto de aperfeiçoamento das modalidades de exame prioritário e da forma de avaliação de requerimentos, criando o chamado trâmite prioritário.

As mudanças no processo incluem as fases permitidas, assim como as modalidades inclusas. O antigo exame prioritário era restrito aos pedidos de patente que aguardavam o exame técnico, além de ter a categoria de instituições de ciência e tecnologia apenas como projeto-piloto. Já o trâmite prioritário, é mais abrangente, pois envolve todas as atividades do processo de patente, além de contar com mais modalidades priorizadas. Assim, os interessados fazem jus à prioridade independentemente da fase processual.

É importante destacar que, para requerer o trâmite prioritário, é preciso já ter um processo de patente depositado e em tramitação regular no INPI e, no caso de pedidos de patente internacional, apenas a fase nacional pode ser priorizada.

No entanto, antes do requerimento, é necessário garantir que o pedido de patente esteja em condições de ser concluído e que ele possua os requisitos do trâmite prioritário.

Para garantir que seu processo possui os pré-requisitos para ser priorizado, verifique:

I – se está publicado ou em condições de ser publicado;

II – se está com o exame técnico pago;

III – se há concessão de trâmite prioritário, pois não é possível pedir prioridade de um processo que já é prioritário;

IV – se ele se enquadra em uma das modalidades descritas no Título II da Portaria INPI PR nº 247, de 20/06/20, publicada na RPI nº 2582. São elas: idosos; portadores de deficiência; portadores de doença grave; MEI (Microempreendedor Individual); ME (Microempresa); EPP (Empresa de Pequeno Porte); ICT (Instituição Científica, Tecnológica e de Inovação); startups; tecnologias verde; tecnologias para tratamento de saúde; tecnologias para tratamento do Covid-19; liberações de recurso financeiro; depositantes que acusam contrafação; terceiros acusados de contrafação, usuários anteriores da tecnologia e famílias de patente iniciadas no Brasil.

Além disso, para que o processo seja mais rápido, não pode haver divisão, nem modificações no processo de patente entre o requerimento de trâmite prioritário e a decisão da avaliação desse requerimento. A exceção é quando esta modificação ou divisão for de ofício. Já no caso de pedidos divididos, você pode solicitar o trâmite prioritário de apenas um, ou de mais de um processo de patente. 

Entre em contato com nossos especialistas para lhe auxiliarmos nesse processo!

Sobre o Autor

ARTIGOS RELACIONADOS

Como posso calcular o valor de royalties?

Nesses anos, temos observado que as abordagens tradicionais de valoração como apresentadas no artigo “Métodos de Valoração de Tecnologias” funcionam bem em contextos de transferência ou cessão de tecnologias e patentes (quando precisamos de um valor financeiro para a tecnologia). No entanto, essas abordagens têm limitações em situações de licenciamentos baseados no valor de royalties […]

Licença compulsória: definições e conceitos

Primeiramente, o termo quebra de patente não é o mais apropriado para tratar do assunto, uma terminologia melhor seria licença compulsória. Mas, o que isso significa? Licença compulsória: definições e conceitos Toda patente registrada por um órgão que regulamenta a propriedade intelectual terá um tempo máximo de existência. No Brasil, este tempo é de 20 anos […]

Divertidas e inusitadas patentes de invenções de Natal

Natal é um período especial para os brasileiros e pessoas de todo o mundo, seja por compartilhar do espírito natalino e de ano novo, seja porque todo mundo ama fazer compras e ganhar um presente. Por causa disso, muitos inventores, percebendo o momento ideal, registraram patentes de vários inventos diretamente relacionados ao Natal e as […]

envelopephone-handset linkedin facebook pinterest youtube rss twitter instagram facebook-blank rss-blank linkedin-blank pinterest youtube twitter instagram