4 minutos de leitura

Como mostram algumas estatísticas, as patentes concedidas a mulheres ainda são minoria nos institutos de propriedade intelectual em todo o mundo, o que infelizmente é reflexo da desigualdade entre os gêneros. Porém, os dados desse estudo do IPO (Instituto de Propriedade Intelectual do Reino Unido) mostram que essa realidade tem mudado e o número de registros concedidos a mulheres é cada vez maior. Para inspirar outras inventoras e celebrar a semana do Dia Internacional da Mulher, o Ilupi selecionou 7 mulheres que mudaram o mundo com suas invenções.

Incríveis mulheres inventoras

1 - A Rainha da Computação: Grace Hopper

Carinhosamente chamada pelo título de rainha, Grace Hopper foi analista de sistemas da Marinha Estadunidense nos anos 1940 e criou, nada mais, nada menos, que a base para o primeiro Software de Computador.

Durante seus serviços militares, Hopper desenvolveu o fundamento da famosa linguagem de programação Flow-Matic, posteriormente utilizada para a criação do COBOL (Common Business Oriented Language) – usado no processamento de bancos de dados comerciais. Incrível, não é mesmo?

ilupi-7-mulheres-inventoras-1

2 - A mãe do Wi-Fi: Hedy Lamarr

Se você está lendo esse post de um celular ou notebook, agradeça à atriz hollywoodiana Hedy Lamarr. A austríaca, além de ser uma estrela do cinema, foi quem desenvolveu a tecnologia necessária para que criações como Wi-Fi, Bluetooth e celulares fossem inventadas.

Lamarr inventou e patenteou um método de transmissão de sinais de rádio, o FHSS (Frequency Hopping Spread Spectrum - em português, espectro de difusão de frequência variável), ou seja, a tecnologia de transmissão sem fio (wireless). A partir daí, o resto é história! 

ilupi-7-mulheres-que-mudaram-o-mundo-com-suas-invenções-2

3 - Condessa de Lovelace: Augusta Ada King

A condessa Ada Lovelace foi responsável pela criação do primeiro algoritmo para implementação em computador. A descoberta, datada do século XIX, ocorreu quando ela ajudava seu colega Charles Baggage a criar a primeira máquina de cálculo do mundo, considerada, inclusive, o primeiro modelo de computador. Por isso, a condessa é chamada de Primeira Programadora de Computador. Incrível!

ilupi-7-mulheres-que-mudaram-o-mundo-com-suas-invenções-3

4 - PhD em física nuclear: Shirley Ann Jackson

Além de ter sido a primeira mulher negra a conquistar o PhD do MIT (Massachusetts Institute of Technology), a estadunidense Shirley Jackson foi responsável pelo desenvolvimento de uma pesquisa que deu origem às telecomunicações. A partir de suas descobertas, invenções como o fax portátil, o telefone de toque e cabos de fibra óptica puderam ser criadas. Uma verdadeira pioneira das telecomunicações!

ilupi-7-mulheres-que-mudaram-o-mundo-com-suas-invenções-4

5 - A brilhante Letitia Geer

A enfermeira Letitia Geer revolucionou a história da medicina ao criar a primeira seringa com pistão. Por causa da invenção de Geer, a aplicação das substâncias se tornou muito mais prática e rápida, podendo ser feita com apenas uma mão. O modelo desenvolvido é utilizado até os dias de hoje, sendo usado, inclusive, na aplicação das vacinas contra o coronavírus.

ilupi-7-mulheres-que-mudaram-o-mundo-com-suas-invenções-5

6 - Uma verdadeira heroína: Anna Connelly

Desde 1887, a vida de inúmeras pessoas é salva devido à invenção de Anna Connelly. Foi ela quem criou as escadas de incêndio, colocadas do lado de fora dos prédios para que a evacuação seja rápida e segura. A partir de 1990, os itens de segurança se tornaram obrigatórios nos Estados Unidos e, desde então, são reconhecidos por fazerem parte da arquitetura do país.

ilupi-7-mulheres-que-mudaram-o-mundo-com-suas-invenções-6

7 - A incrível Stephanie Kwolek

A química estadunidense Stephanie Kwolek criou, em 1965, o polímero batizado de Kevlar. Trata-se de um material mais resistente que o aço, uma fibra polimérica ultra forte e extremamente leve, usada, principalmente, no colete à prova de balas. Além disso, o material também faz parte da composição de roupas esportivas e pneus ultra resistentes.

ilupi-7-mulheres-que-mudaram-o-mundo-com-suas-invenções-7

E VOCÊ, QUAL A SUA INVENÇÃO CAPAZ DE MUDAR O MUNDO?

Se você possui uma invenção genial como essas, é extremamente importante patenteá-la para garantir exclusividade e proteger seus investimentos. Em nosso blog, você encontra diversos textos com mais informações sobre a importância desse registro e o passo a passo do processo.

Não deixe de acompanhar nossas publicações e, em caso de dúvidas, entre em contato com nossos especialistas!

Sobre o Autor

ARTIGOS RELACIONADOS

Como posso calcular o valor de royalties?

Nesses anos, temos observado que as abordagens tradicionais de valoração como apresentadas no artigo “Métodos de Valoração de Tecnologias” funcionam bem em contextos de transferência ou cessão de tecnologias e patentes (quando precisamos de um valor financeiro para a tecnologia). No entanto, essas abordagens têm limitações em situações de licenciamentos baseados no valor de royalties […]

Licença compulsória: definições e conceitos

Primeiramente, o termo quebra de patente não é o mais apropriado para tratar do assunto, uma terminologia melhor seria licença compulsória. Mas, o que isso significa? Licença compulsória: definições e conceitos Toda patente registrada por um órgão que regulamenta a propriedade intelectual terá um tempo máximo de existência. No Brasil, este tempo é de 20 anos […]

Divertidas e inusitadas patentes de invenções de Natal

Natal é um período especial para os brasileiros e pessoas de todo o mundo, seja por compartilhar do espírito natalino e de ano novo, seja porque todo mundo ama fazer compras e ganhar um presente. Por causa disso, muitos inventores, percebendo o momento ideal, registraram patentes de vários inventos diretamente relacionados ao Natal e as […]

envelopephone-handset linkedin facebook pinterest youtube rss twitter instagram facebook-blank rss-blank linkedin-blank pinterest youtube twitter instagram