São cada vez mais frequentes os golpes aplicados aos depositantes de marcas e patentes no INPI (Instituto Nacional de Propriedade Industrial). Esses golpes normalmente utilizam os dados públicos dos processos que são publicados pelo INPI para chegar aos depositantes.
Um dos golpes mais comuns é o envio de boletos falsos para os titulares dos processos, cobrando taxas que, muitas vezes, nem existem. Alguns desses boletos utilizam inclusive o nome e o CNPJ do INPI. Mas é preciso ficar atento a outros golpes, como por exemplo e-mails e ligações informando que sua marca foi registrada por outra empresa e oferecendo serviços para que você não perca sua marca.
Apesar dos esforços do INPI para avisar que não envia boletos nem entra em contato com os titulares por e-mail ou telefone para fazer cobranças, muitos depositantes, com medo de perder suas marcas e patentes, acabam sendo vítimas de fraude.
Para combater essas fraudes, o INPI e a Polícia Federal firmaram um acordo para investigação de golpes relacionados ao INPI. As denúncias serão encaminhadas para a Polícia Federal e os dois órgãos irão levantar estatísticas sobre os golpes, facilitando o combate e a prevenção destes.
Se você quer saber mais sobre registro de software, não deixe de entrar em contato conosco! Se esse é um tema de seu interesse, nos acompanhe nas redes sociais e receba atualizações dos conteúdos publicados. Estamos no LinkedIn, Instagram, Facebook e YouTube.
Em setembro de 2017, o Instituto Nacional de Propriedade Intelectual (INPI) anunciou uma grande mudança no sistema de registro de programas de computador: a criação do e-RPC. O objetivo de tal mudança foi simplificar os procedimentos para a obtenção do registro de software, tornando o processo totalmente eletrônico, incluindo o envio do código fonte e […]
Que o mercado de vídeo games tem números impressionantes e um crescimento expressivo ano a ano, não é novidade para ninguém. Apenas o mercado americano de games faturou em 2017 mais 18 bilhões de dólares¹. Já o mercado brasileiro, com enorme potencial de crescimento, movimentou 1,3 bilhão de dólares no mesmo período². E, assim como […]
Softwares, ou programas de computadores, são sequências de instruções interpretadas por computadores ou outros dispositivos para a execução de funções específicas. Um software normalmente é produzido por engenheiros ou analistas de sistemas e, quando bem desenvolvido, é acompanhado por manuais, instruções, configurações e especificações. Para fins de lançamento contábil, se tratam de bens de capital. Existem […]