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No Brasil e em todo o mundo, os reality shows têm imensa fama e são assistidos por milhões de pessoas! Big Brother Brasil, A Fazenda, No Limite e De Férias com o Ex são apenas alguns exemplos dos reality shows mais assistidos pelos brasileiros. E embora o prêmio final ainda seja o objetivo de muitas pessoas que ingressam nesses programas, para várias outras a realidade é outra. Quem busca entrar em um reality show sabe que a possibilidade de ganhos vai muito além do prêmio final, e que ao sair de lá, o participante pode se tornar um influencer e receber diversas propostas e oportunidades de trabalho, e até mesmo fazer muito mais dinheiro que o prêmio do programa.

Mas, claro, não é fácil transformar essa oportunidade em dinheiro. Afinal, o tipo de proposta que pode surgir ao sair do BBB, por exemplo, depende muito do seu marketing pessoal e da sua performance dentro da casa. A imagem que é passada ao público e o amor e admiração que é gerada junto aos telespectadores do programa pode definir o quanto a pessoa pode ganhar, por exemplo, em seus futuros negócios e em  parcerias com empresas de vários segmentos. 

Para garantir segurança em uma plataforma sólida para tais ganhos, há várias estratégias que devem ser colocadas em prática, e uma das mais importantes é relacionada com a propriedade intelectual. Especificamente, toda pessoa que quer fazer sucesso no mundo dos influencers e na mídia precisa registrar sua marca!

Registro de marca como estratégia para crescer e conseguir mais parcerias

O registro de marca, embora muitos pensem, não serve apenas para empresas e produtos. O seu nome artístico, aquele usado para promover seus trabalhos e projetos pessoais nas mídias e nas redes sociais, também deve ser registrado, pois ele é uma marca! 

No Brasil o órgão oficial que concede esses registros é o Instituto Nacional da Propriedade Industrial, o INPI. Porém, mesmo com a existência do INPI, a proteção não é automática: o influencer é quem precisa preencher toda a papelada, seguir o passo a passo e ficar de olho nas datas limites de cada etapa e publicações que o instituto fizer. Na verdade, esse pode ser um processo bem demorado e burocrático, e o  mais comum é contar com a ajuda de empresas especialistas em registros de marca e propriedade intelectual, como o Ilupi.

Em contrapartida, os benefícios de registrar sua marca são múltiplos. A ex-BBB Juliette, por exemplo, tem mais de 10 marcas registradas válidas em território nacional, conforme explicado em um post anterior aqui do Ilupi. Ao registrar sua marca, a influencer impediu que empresas e marcas de diversos segmentos usassem o nome dela para se promover sem prévio consentimento. Isso significa que essas empresas teriam que fechar parcerias com ela caso quisessem usar da fama de seu nome, ou melhor dizendo, sua marca. E também significa segurança e dinheiro!

Além disso, Juliette pode firmar parcerias em diversas categorias de bens e serviços ou até mesmo lançar sua própria linha de produtos. Tendo uma equipe que entende de propriedade intelectual, a vencedora do reality em 2021 já tinha essas marcas registradas antes mesmo de sair da casa mais vigiada do Brasil! Esperta, não é?

Ex participantes de reality shows que têm marca registrada

Há vários outros exemplos super interessantes! O ex-BBB da edição 2018, Lucas Fernandes, tem duas marcas registradas de moda. A primeira, chamada Stalker, é uma marca de roupas masculinas contemporâneas. E a segunda, uma marca de óculos de sol, chama-se To Be Sunglasses. A marca é um sucesso no Instagram com dezenas de milhares de seguidores. O que mostra que Lucas, como bom influencer e  empresário, soube investir na estratégia digital nas redes sociais, sendo seu próprio garoto propaganda.

Também temos celebridades do reality A Fazenda reconhecendo a importância do registro de marca, principalmente agora! A celebridade e influencer Jojo Toddynho, por exemplo, tentou fazer o registro de marca do seu nome artístico. No entanto, o pedido foi negado. Segundo a cantora (em uma entrevista no programa The Noite com Danilo Gentili), a marca de achocolatados Toddynho já é amplamente conhecida, o que levou ao indeferimento do pedido. Por causa disso, a artista teve que fazer seu registro de marca sob o nome Jojo Maronttinni. Está vendo a importância de pensar bem seu nome artístico e já registrá-lo nas fases iniciais da sua carreira?

A ex-participante do reality show De Férias com o Ex, Clara Maia, também iniciou uma marca em parceria com a influenciadora digital, Flavia Pavanelli. As duas eram sócias em um negócio de roupas chamado Youse. A marca existe até hoje e é mantida pela influencer Flavia Pavanelli. Isso porque, após um desentendimento, Clara Maia achou melhor sair da sociedade e acabou vendendo sua parte para Flavia, que hoje mantém a marca no Instagram, com dezenas de milhares de seguidores na rede social.

Sabia que qualquer influenciador digital pode ter a marca registrada?

Isso mesmo! O registro de marca pode ser solicitado por pessoas físicas e jurídicas. Então se você influenciador ou influenciadora digital já pensou em registrar sua marca para torná-la mais segura e fonte de mais rendimentos, conte com o Ilupi. De forma inovadora e transparente, cuidamos de todo o processo de registro para você! Entre em contato!

Sobre o Autor
Social Media e redator no Ilupi, Lincon Alex é graduando em licenciatura em Letras na UFMG e possui experiência nas áreas da Educação e da Comunicação. Atua na produção de conteúdo em temas como Remuneração Variável.

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