Existe uma ampla discussão sobre como avaliar (valorar) uma empresa de tecnologia ou uma startup. É consenso que o valor deste tipo de empresa está mais relacionado ao valor dos seus ativos intangíveis do que dos seus ativos tangíveis. Há um artigo da Forbes interessante, apesar de um pouco denso, sobre o tema.
Dentro dos ativos intangíveis, uma parcela significativa do valor está relacionada aos ativos de propriedade intelectual, como patentes, tecnologias e marcas.
Como temos trabalhado com o Registro de Marcas no Ilupi, e temos experiências em valoração de ativos intangíveis na Pris, algumas empresas de tecnologia começaram a nos perguntar “qual o valor da minha marca?”.
Pelo que temos acompanhado, há pelo menos 2 motivos pelos quais o tema “Marcas” tem ficado cada vez mais importante para empresas de tecnologia:
Do ponto de vista prático, entendemos que o valor da marca deve estar relacionado ao seu benefício. Esse benefício pode estar ligado a três fatores principais:
Com isso, fica claro que o valor da marca está relacionado ao seu grau de maturidade e, consequentemente, aos benefícios que gera. Quanto mais reconhecida a marca da empresa de tecnologia, maiores tendem a ser os benefícios de reconhecimento e precificação e maiores devem ser os custos evitados.
Caso tenha sugestões ou dúvidas sobre o tema, não deixe de comentar aqui no blog ou de nos escrever!
Segundo o INPI (Instituto Nacional de Propriedade Industrial), uma marca é um sinal distintivo cujas funções principais são identificar a origem e distinguir produtos ou serviços de outros idênticos, semelhantes ou afins de origem diversa. Ou seja, a sua marca é o que faz com que o cliente diferencie os seus produtos e serviços de outros, associando determinadas […]
A era digital tem provado trazer não apenas grandes inovações, como também diversas oportunidades de trabalho. Prova disso é o surgimento da atividade de youtuber, realizada por milhões de pessoas ao redor do mundo. Esta galera têm, através de seu sucesso nas redes sociais, conseguido faturar muito e fazer dessas atividades uma profissão e sustento […]
Conquistar seguidores no Instagram e fazer sucesso como influencer é uma forma de trabalho super atual e que gera diversas oportunidades de ganho monetário. O Instagram é a terceira rede social com mais usuários no mundo, contando com 1,22 bilhão de usuários, sendo que 500 milhões de pessoas acessam a rede social todos os dias. […]