3 minutos de leitura

Um dos principais motivos de termos criado o Ilupi foi para oferecermos serviços de qualidade e com preço acessível para as pequenas e médias empresas, evitando que caiam nas mãos de ‘picaretas’ ou em algum golpe. Não por acaso, o primeiro post de nosso blog foi sobre os riscos do Golpe de Boletos Falsos.

Porém, como se não bastasse o golpe dos boletos, vários fraudadores agora mudaram o modus operandi e começaram a enviar e-mails sobre regularização do pedido de registro de marca, marcas em duplicidade e em domínio público, preferência no registro, emissão de certificados, e por aí vai. O objetivo desse tipo de abordagem é assustar os empresários e, aproveitando desse momento de fragilidade, cobrar valores indevidos.

Mas como essas empresas descobrem meus dados?

A maneira mais comum de obter informações é através de sites que fazem uma varredura dos dados de empresas, seja pelo nome ou pelo CNPJ. Com isso, elas conseguem informações sobre área de atuação, site, data de abertura e se já possuem marcas registradas. Com posse de tais dados, fica fácil enviar e-mails com o intuito de assustar o cliente.

Outra maneira de obterem informações é pelo próprio site do INPI, quando você faz o pedido de registro de uma marca. Os dados que você informou no formulário de registro, como nome da empresa, nome da marca, CNPJ e e-mail ficam disponíveis para qualquer pessoa, inclusive para tais empresas fraudulentas.

Recebi um email suspeito, o que devo fazer?

Antes de mais nada, nunca pague quaisquer boletos, faturas ou outros tipos de cobrança recebidos por e-mail sem que você saiba a procedência. O INPI nunca envia boletos e cobranças, a única forma de pagar as taxas da entidade é através de GRUs (Guias de Recolhimento da União), geradas pelo Portal do INPI. Também é possível denunciar esse tipo ação, como próprio INPI já divulgou em sua página oficial.
Sempre desconfie desses tipos de e-mails, especialmente se você não contratou nenhum serviço de registro ou acompanhamento de marcas. Leia atentamente as informações e não confie em empresas que você não conhece a procedência. Veja abaixo um exemplo de email de cobrança falsa:

Recebeu um e-mail suspeito e ficou com dúvidas ou com medo de golpe? Conte com a ajuda do Ilupi!

Sobre o Autor

ARTIGOS RELACIONADOS

Que tipo de marca é o ideal para a minha empresa?

Segundo o INPI (Instituto Nacional de Propriedade Industrial), uma marca é um sinal distintivo cujas funções principais são identificar a origem e distinguir produtos ou serviços de outros idênticos, semelhantes ou afins de origem diversa. Ou seja, a sua marca é o que faz com que o cliente diferencie os seus produtos e serviços de outros, associando determinadas […]

Faça seu registro de marca e comece a faturar como youtuber!

A era digital tem provado trazer não apenas grandes inovações, como também diversas oportunidades de trabalho. Prova disso é o surgimento da atividade de youtuber, realizada por milhões de pessoas ao redor do mundo. Esta galera têm, através de seu sucesso nas redes sociais, conseguido faturar muito e fazer dessas atividades uma profissão e sustento […]

Está no Instagram? Atenção ao registro de sua marca, influencer!

Conquistar seguidores no Instagram e fazer sucesso como influencer é uma forma de trabalho super atual e que gera diversas oportunidades de ganho monetário. O Instagram é a terceira rede social com mais usuários no mundo, contando com 1,22 bilhão de usuários, sendo que 500 milhões de pessoas acessam a rede social todos os dias. […]

envelopephone-handset linkedin facebook pinterest youtube rss twitter instagram facebook-blank rss-blank linkedin-blank pinterest youtube twitter instagram