Nosso objetivo com esse post é falar sobre valoração de marcas. Porém, para começarmos a falar sobre o tema, precisamos entender o que é uma marca e quais as vantagens econômicas que ela traz.
Uma marca é um sinal que individualiza os produtos ou serviços de determinada empresa e os distingue daqueles produzidos pelos seus concorrentes. Trata-se de uma ferramenta econômica para ajudar os consumidores a relacionar a qualidade dos produtos e serviços consumidos a empresas específicas. Do ponto de vista da empresa, a marca representa a reputação que a companhia constrói ao longo dos anos, que é reforçada pelos investimentos feitos em marketing e divulgação.
Assim, a marca é a ligação entre a empresa e sua carteira de clientes. Em muitos casos, a marca é inclusive um dos ativos mais valiosos da empresa. Segundo o ranking de 2018 Forbes, marcas como Apple, Google e Microsoft têm valor superior a 100 bilhões de dólares.
Agora que já entendemos o que é uma marca e qual a sua importância, precisamos entender quando a valoração de uma marca é necessária. Algumas das situações mais comuns que geram a necessidade de valoração da marca são:
E como podemos chegar ao valor de uma marca? Sabemos que o valor de qualquer ativo (tangível ou intangível) pode ser estimado pela expectativa do seu benefício econômico futuro. Quanto mais precisa a estimativa desses benefícios, mais assertiva a valoração desse ativo.
No caso da marca, esse valor está ligado às vantagens que a exclusividade de uso da mesma traz para a empresa. Essas vantagens normalmente são reflexo da reputação da marca junto aos consumidores, permitindo que sejam cobrados preços maiores pelos produtos/serviços ou aumentando o volume de vendas desses.
Durante a valoração devemos entender certos fatores que podem impactar no valor calculado para a marca. Os principais fatores levados em consideração são:
É importante lembrar que cada metodologia de valoração depende do objetivo da valoração, da disponibilidade de tempo e informações para que a valoração seja realizada, entre diversos outros fatores.
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