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Conquistar seguidores no Instagram e fazer sucesso como influencer é uma forma de trabalho super atual e que gera diversas oportunidades de ganho monetário. O Instagram é a terceira rede social com mais usuários no mundo, contando com 1,22 bilhão de usuários, sendo que 500 milhões de pessoas acessam a rede social todos os dias. Por causa disso, vemos cada vez mais celebridades interagindo e buscando ter mais contato com o seu público.

Mas, claro, conseguir se promover como influencer nessa rede depende, além de uma boa estratégia de conteúdo e engajamento do público, da marca pessoal que você constrói na mente das pessoas. Essa marca, por sua vez, precisa ser devidamente protegida, levando a uma imagem mais profissional, dando mais confiança às parcerias e gerando maior lucro.

Como o registro de marca pode ajudar no Instagram?

O produto do digital influencer e do Instagrammer é a sua imagem e a sua voz. Essa imagem é construída por meio de tudo o que ele faz, diz e posta nas suas redes sociais. Depois de um tempo construindo a sua imagem e o seu nome, seus seguidores vão conseguir identificar elementos que fazem a sua marca pessoal única na rede. 

Por isso, em uma rede social onde muito se produz (que bom!), mas muito se copia (e nem sempre do jeito correto…), fazer com que sua imagem seja única é um atrativo que te diferencia junto a seguidores, empresas e potenciais parceiros. Afinal, sabemos que muitas pessoas conseguem crescer na plataforma não apenas com o conteúdo, mas também com parcerias com empresas que se identificam com aquele ou aquela influencer - se tornando, mais tarde, representantes daquela marca.

Ou seja, novos nomes que se tornam sucesso nas redes sociais são potenciais oportunidades de negócios. Porém, sem a devida proteção esse nome fica sujeito a possíveis aproveitamentos. Imagine se a ex-BBB, Juliette Freire, não tivesse registrado sua marca no Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI) em mais de 10 classes. Haveria, com toda certeza, pessoas que usariam o nome e imagem da então influencer para ter lucros e se aproveitar da fama da paraibana. No entanto, Juliette se antecipou antes que isso acontecesse e pediu que sua equipe fizesse o registro de suas marcas.

A melhor estratégia é contar com especialistas

Existem empresas que são especialistas em propriedade intelectual e que ajudam essas novas figuras a se protegerem adequadamente, e o Ilupi é uma dessas empresas. Essa assessoria torna-se importante para que não ocorram perdas como a da influencer internacional Hayley Paige. 

A designer e digital influencer ficou famosa por trabalhar e divulgar vestidos de noiva e teve que abrir mão da sua conta no Instagram porque não fez o seu registro de marca.

Em um acordo trabalhista com a JLM Couture, uma empresa fabricante de vestidos de noiva, Hayley Page concedia à JLM direitos de uso do seu nome e, inclusive, permitiu que a empresa fizesse o registro da sua marca. Porém, foi constatado pela empresa manufatureira que a influencer também estava promovendo produtos de outras marcas em seu Instagram. Isso fez com que a JLM solicitasse a tomada da gestão das redes sociais de Hayley Paige. A empresa tinha feito o registro que dava direitos de uso ao redor do mundo dos nomes ‘Hayley’, ‘Paige’, ‘Hayley Paige Gutman’, ‘Hayley Gutman’ e ‘Hayley Paige’. 

A influencer não se atentou às estratégias de propriedade intelectual como deveria e acabou tendo que ceder, perdendo muito dinheiro e anos de trabalho duro nesse processo.

Quer ser um influencer do Instagram com sucesso e sem preocupações?

Infelizmente o “visto azul” não garante ao influencer total segurança, e as próprias regras do Instagram mostram que marcas registradas têm seus direitos assegurados na plataforma, então não deixe para depois. 

E lembre-se: o Ilupi cuida do registro da sua marca através de um processo simples, seguro e inovador, e você fica com a titularidade da sua marca. Entre em contato com um de nossos especialistas e tire suas dúvidas!

Sobre o Autor
Social Media e redator no Ilupi, Lincon Alex é graduando em licenciatura em Letras na UFMG e possui experiência nas áreas da Educação e da Comunicação. Atua na produção de conteúdo em temas como Remuneração Variável.

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