De acordo com uma pesquisa do Sebrae publicada em 2018, apenas 19% das empresas entrevistadas que possuem nome fantasia ou logomarca já fizeram o registro da sua marca junto ao Instituto Nacional de Propriedade Intelectual (INPI).
Esse número assusta, principalmente tendo em vista todos os riscos de não se proteger a marca. Apesar de muitos entenderem a importância da marca e afirmarem já ter um nome fantasia (76% dos entrevistados) ou logomarca (59% dos entrevistados), apenas 34% já chegou a procurar alguma informação sobre a proteção desses ativos.
A importância dada para o registro é ainda menor no comércio, já que apenas 30% dos empresários desse setor já buscou informações sobre o registro. Esse valor é incoerente com a importância das marcas especialmente no comércio, já que a marca é a ferramenta que faz com o que o consumidor associe características positivas como qualidade, bom atendimento e preço justo a determinados estabelecimentos.
Porém, o que acontece é que muitas vezes os empresários não têm informações de qualidade sobre a necessidade do registro de marca, como ele funciona e quais os benefícios ele traz. Muitos também alegaram não fazer o registro por considerar caro ou complicado.
O Ilupi surgiu justamente com o intuito de facilitar e democratizar o acesso a informações e ao registro de marcas e patentes especialmente para esses empresários. Publicamos periodicamente materiais educativos e informativos sobre o registro, além de oferecer o serviço de registro de marca de forma simples, descomplicada, inteiramente online e com um ótimo custo benefício para os empresários.
Por isso, se você tem uma marca, não deixe de acompanhar as nossas publicações para saber como podemos te ajudar.
Segundo o INPI (Instituto Nacional de Propriedade Industrial), uma marca é um sinal distintivo cujas funções principais são identificar a origem e distinguir produtos ou serviços de outros idênticos, semelhantes ou afins de origem diversa. Ou seja, a sua marca é o que faz com que o cliente diferencie os seus produtos e serviços de outros, associando determinadas […]
A era digital tem provado trazer não apenas grandes inovações, como também diversas oportunidades de trabalho. Prova disso é o surgimento da atividade de youtuber, realizada por milhões de pessoas ao redor do mundo. Esta galera têm, através de seu sucesso nas redes sociais, conseguido faturar muito e fazer dessas atividades uma profissão e sustento […]
Conquistar seguidores no Instagram e fazer sucesso como influencer é uma forma de trabalho super atual e que gera diversas oportunidades de ganho monetário. O Instagram é a terceira rede social com mais usuários no mundo, contando com 1,22 bilhão de usuários, sendo que 500 milhões de pessoas acessam a rede social todos os dias. […]