A escolha do nome do empreendimento é um processo muito importante na construção da sua imagem no mercado, ele carregará durante toda a vida do empreendimento valores e conceitos que tornarão sua identidade única. Mas afinal de contas, como criar um nome fantasia único para o seu empreendimento?
O nome fantasia de uma empresa é o nome pelo qual ela ficará conhecida, ou seja, o nome que ficará estampado em faixadas, materiais de publicidade, embalagens, uniformes, entre outros. Desse modo, podemos afirmar, que, é pelo nome fantasia que se criará a marca, ou as marcas, da empresa.
Não necessariamente o nome fantasia deve ser o mesmo que a marca, temos alguns exemplos de como isso não é regra no mundo empresarial. O primeiro exemplo é a Apple: Apple é o nome fantasia da empresa, porém seus produtos iPhone, Mac, iPod, etc., são todos registrados como marca. Outro exemplo, é o caso da Unilever, que é um nome de uma empresa que possui várias marcas como Dove, Omo, Hellmann’s, entre outros.
O cadastro do nome fantasia formalmente na Junta Comercial do seu estado, que, via de regra, deve ser o único no estado. Por outro lado, a marca, é registrada.
A primeira busca a ser feita também é a mais genérica, no Google. Basta verificar se já existir alguma empresa com o nome ou marca que seja bem conhecida no mercado: ela logo aparecerá nos primeiros resultados da sua busca.
Em segundo lugar, para a marca, é necessário fazer uma busca no Instituto Nacional de Propriedade Industrial (INPI), sua base de dados contém todos os registros concedidos de marcas no Brasil, logo se existe uma marca igual a sua em qualquer lugar do Brasil, ela certamente aparecerá na sua busca.
Por último, para saber se um nome já existe, é necessário entrar no site da Junta Comercial do seu estado.
Esses procedimentos requerem bastante rigor na sua operação, pois, o uso indevido de marcas ou nomes fantasias pode acarretar sérias consequências jurídicas e danos de imagem irreparáveis para sua empresa. Apesar de não ser exigido, é recomendável que se procure um agente especializado em propriedade industrial para fazer todo o acompanhamento na criação e registro, seja da sua marca ou nome fantasia.
Segundo o INPI (Instituto Nacional de Propriedade Industrial), uma marca é um sinal distintivo cujas funções principais são identificar a origem e distinguir produtos ou serviços de outros idênticos, semelhantes ou afins de origem diversa. Ou seja, a sua marca é o que faz com que o cliente diferencie os seus produtos e serviços de outros, associando determinadas […]
A era digital tem provado trazer não apenas grandes inovações, como também diversas oportunidades de trabalho. Prova disso é o surgimento da atividade de youtuber, realizada por milhões de pessoas ao redor do mundo. Esta galera têm, através de seu sucesso nas redes sociais, conseguido faturar muito e fazer dessas atividades uma profissão e sustento […]
Conquistar seguidores no Instagram e fazer sucesso como influencer é uma forma de trabalho super atual e que gera diversas oportunidades de ganho monetário. O Instagram é a terceira rede social com mais usuários no mundo, contando com 1,22 bilhão de usuários, sendo que 500 milhões de pessoas acessam a rede social todos os dias. […]