4 minutos de leitura

O valor da transparência é essencial para que consigamos exercer outras das nossas aspirações, como a autogestão horizontal. Nossos processos, dentro e fora do escritório, também são pautados nesse valor para que todas as pessoas colaboradoras tenham acesso aos mais diversos dados e informações na tomada de decisão.

Neste post, você vai entender como a transparência é importante no Ilupi e como nossa cultura de feedbacks é um fator primordial para viabilizar e vivenciar diariamente esse valor. Boa leitura!

Entenda a importância da transparência

Em uma empresa como o Ilupi, que faz do trabalho totalmente remoto uma possibilidade acessível para todas as pessoas colaboradoras, ter transparência no dia a dia é primordial. Reunir o máximo de informações e dados sobre o seu papel e suas tarefas diárias pode fazer com que um colega tome uma decisão mais acertada.

Esse fator também colabora na aceleração da comunicação interna, já que temos um processo diário que deixa claro para toda a empresa quais tarefas está desempenhando em determinado momento. 

Portanto, todos sabem quando você está disponível e quando está desenvolvendo uma tarefa que requer muita concentração.

Além disso, esse valor é o que possibilita que as nossas relações com clientes, equipes e parceiros sejam de confiança.

A ideia central de ter ferramentas online e presenciais pautadas na transparência é fazer com que toda a empresa tenha acesso a todas as informações possíveis, gerando conexão e interdependência.

Um bom exemplo para ilustrar a importância da transparência no Ilupi são os registros das informações sobre a produtividade de cada pessoa colaboradora. 

Com os dados de tempo gasto nas atividades, tipo de projeto desempenhado, sobrecarga ou ociosidade dos círculos, é possível tomar as melhores decisões, como:

  • melhorias e automação de processos;
  • avaliação de novas contratações;
  • necessidade de realocação de pessoas;
  • esforços de capacitação, entre outros.

Veja como o feedback é essencial para viabilizar a transparência

Com relação a comunicação, a transparência se faz usual em todos os tipos de diálogo, desde um feedback até a um pontual comentário para apontar desconforto ou elogiar situações positivas.

E por falar em feedbacks, consideramos essa uma das principais ferramentas que viabilizam a transparência. Desde que pautado na Comunicação Não Violenta e baseado no Radical Condor, esses retornos são usados para situações imediatas, avaliação de desempenho e outras situações.

Dada a importância da ferramenta, é estabelecido no Ilupi que:

  • toda a equipe deve pedir e receber feedbacks sempre que necessário;
  • utilizar a Comunicação Não Violenta para transmitir um tom de empatia e assertividade;
  •  basear-se no Radical Condor para aplicar feedbacks para priorizar a qualidade do diálogo, sendo sincero no que é dito, mas se preocupando com a forma que o outro receberá as pontuações.

Além do feedback, em nossas reuniões de círculo, equipes ou grupos tenham um momento próprio para diálogo, para que todos possam ter conhecimento do andamento de tarefas e projetos.

Conheça mais sobre os valores do Ilupi

Ao fazer uso da transparência em nossos processos, comunicação e documentos, nos tornamos prontos para estimular a maturidade gerencial e de segurança, passos fundamentais para o crescimento do Ilupi.

Se você gostou de conhecer essa qualidade primordial da nossa cultura organizacional, não deixe de ler os posts que falam mais sobre nossos valores.

Siga nosso LinkedIn, canal no YouTubeInstagram e Facebook.

Sobre o Autor

ARTIGOS RELACIONADOS

Conheça a nova estratégia de negócio do Ilupi

Você, provavelmente, conhece o Papo com Propriedade, certo? Mas se você ainda não conhece, não tem problema, nós apresentamos o programa. O podcast é um bate-papo ágil e de qualidade sobre Propriedade Intelectual no Brasil e no mundo. Nesse episódio, o sócio do Ilupi e host do podcast, Leandro Rangel, e nosso Product Manager, Raphael […]

Conheça os valores do Ilupi: autogestão horizontal

No Ilupi não há chefes. Aqui, cada um é responsável por seu papel na empresa e tem o dever de seguir as regras criadas para a boa convivência e efetividade do trabalho, além de respeitar os papéis desempenhados pelos colegas. Chamamos isso de autogestão horizontal. Neste artigo, você vai entender melhor o valor da autogestão […]

Conheça os valores do Ilupi: atitude de dono e dona

A cultura organizacional e os valores do Ilupi são alguns dos nossos bens mais preciosos. Por aqui, prezamos muito por esses fatores, os quais buscamos exercitar todos os dias, sempre que necessário. A atitude de dono e dona é uma dessas qualidades que apreciamos. A seguir, você vai entender o que de fato é a […]

envelopephone-handset linkedin facebook pinterest youtube rss twitter instagram facebook-blank rss-blank linkedin-blank pinterest youtube twitter instagram