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Muito se fala em gestão estratégica de Propriedade Intelectual, mas será que as empresas estão cuidando de seus portfólios, ou de terceiros, da forma correta? E vamos além dos questionamentos, por que é tão importante fazer essa gestão?

Essas e outras questões são tratadas nesse episódio do podcast do Ilupi, o Papo com Propriedade, com o sócio do Ilupi e host do podcast, Leandro Rangel, e nosso Product Manager, Raphael Nascimento. A seguir, você poderá ler um resumo do que foi conversado.

Por que fazer a gestão estratégica de PI é tão importante?

O tema central deste episódio do Papo com Propriedade é extenso, mas tem extrema importância para as empresas que estão ligadas à Propriedade Intelectual de alguma forma. Entenda melhor.

Registrar a marca é fundamental para empresas de todos os portes

Segundo Raphael Nascimento, esse questionamento tem dois pontos. O primeiro é quando se fala em pessoas empreendedoras, por exemplo, de um pequeno e recente negócio. 

Essa pessoa lembrará de ir na junta comercial, de registrar os itens legais, contábeis e jurídicos da empresa. No entanto, é uma possibilidade que se esqueça da marca, apesar de contratar designer, agência, criar redes sociais, montar toda a estratégia de marca e desenvolver o negócio, mas sem o registro devido.

Essa pessoa começa a operar e vender seus produtos e/ou serviços até o momento em que pode receber uma notificação extrajudicial comunicando que está utilizando uma marca de terceiros que já está registrada no INPI.

Isso indica um prejuízo financeiro muito grande para essa empresa, pois vai precisar paralisar suas estratégias comerciais e, possivelmente, readequar a marca utilizada.

Proteção de todas as estratégias do negócio

O product manager do Ilupi também aponta que é comum que as pessoas empreendedoras registrem uma de suas atividades comercializadas, mas deixem outras estratégias de negócio desguarnecidas.

Portanto, quando se fala de estratégia de PI, é preciso pensar além de desenvolver uma marca e registrar. Ao falar de patente de invenção, modelo de utilidade, desenho industrial e até mesmo registro de software, pensa-se da mesma forma.

Quando se tem uma patente, por exemplo, existem vários caminhos a seguir. A empresa pode guardar como segredo industrial ou desenvolver um produto para o mercado. 

Como contrapartida, tem a garantia de excluir terceiros de fabricar e comercializar dentro daquele território durante 15 ou 20 anos.

Uma empresa que escolhe proteger seus ativos precisa pensar em sua estratégia de Propriedade Intelectual, o que nem sempre acontece. 

"Você que é empreendedor ou empreendedora e está pensando na sua marca, comece a pensar também na estratégia, nos nichos que vai atuar. Saiba que, a partir do momento em que fizer o registro, o processo só começou, já que você precisará proteger sua marca e monitorar a concorrência”, alerta Nascimento.

No caso de empresas inovadoras ou Núcleos de Inovação Tecnológica, os NITs, existe um zelo estratégico. Mas também é preciso olhar para a estratégia, avaliar se é válido desenvolver pesquisas que não irão gerar royalties para a instituição e nem serão aderentes às empresas investidoras.

Como as empresas gerem seus portfólios ou de terceiros?

Segundo o PM do Ilupi, geralmente, as empresas têm um grupo de apoio para realizar a gestão de seus ativos intangíveis. 

O core de uma empresa é a operação, então é necessário envolver terceiros. No caso de uma empresa que tenha ligação com inovação, é preciso envolver a PI para entender se o caminho que está traçando é correto, para entender o movimento da concorrência.

Mas acompanhar as tarefas do dia a dia se torna mais difícil, como checar se tem algum prazo vencendo em breve, se houve despacho em determinado processo. Portanto, muito possivelmente haverá a terceirização desse serviço. 

Tanto empresas de grande porte, quanto escritórios focados em PI ou NITs, têm em comum  o gerenciamento da Propriedade Intelectual, cada um realizando esse movimento de uma forma, com focos diferentes. Mas todos eles necessitam de uma solução, um software, como o Ilupi, que permita que esse tipo de gerenciamento seja feito.

Quando é o momento certo de buscar uma solução como o Ilupi?

Cada empresa, agente de PI ou NIT tem um nível de maturidade diferente. Raphael Nascimento pontua que independente do patamar de desenvolvimento que esse ator tiver, o Ilupi pode colaborar.

São soluções do Ilupi que podem atender necessidades de empresas recém-criadas a negócios de grande porte:

  • controle de prazos;
  • controle de despachos;
  • valoração da marca;
  • estruturação da área estratégica de PI;
  • construção de processos de inovação, entre outros.

Ouça o episódio!

Este foi um breve resumo da conversa entre o sócio do Ilupi e host do podcast, Leandro Rangel, e o nosso Product Manager, Raphael Nascimento. Ao ouvir o podcast na íntegra, você terá acesso a outras informações, exemplos e observações importantes sobre a gestão estratégica de Propriedade Intelectual.

O conteúdo deste episódio do Papo com Propriedade está disponível no YouTube. Você também pode escutar o ep. no Spotify, Deezer, Podchaser, iHeartRadio e Podcast Addict.

Sobre o Autor
Julia Campos é analista de Marketing de Conteúdo do Ilupi. Cursa MBA em Gestão de Pessoas pela USP/Esalq e é bacharel em Jornalismo e Publicidade e Propaganda pela UniAcademia. Tem experiência em marketing, produção jornalística, de conteúdo e assessoria de imprensa. Atua como produtora de conteúdo de temas como Propriedade Intelectual.

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