Natal é um período especial para os brasileiros e pessoas de todo o mundo, seja por compartilhar do espírito natalino e de ano novo, seja porque todo mundo ama fazer compras e ganhar um presente. Por causa disso, muitos inventores, percebendo o momento ideal, registraram patentes de vários inventos diretamente relacionados ao Natal e as festividades de fim de ano. Em comemoração ao espírito criativo que esse feriado dá às pessoas, apresentamos algumas invenções divertidas e inusitadas que foram criadas especialmente para essa época do ano.
Depois do Papai Noel, a árvore de Natal é, talvez, o maior símbolo natalino na maioria dos países. Decorar a árvore com ornamentos e enfeites especiais é uma tradição que une famílias e sempre dá um ar mais iluminado à sala de estar. No entanto, toda essa ornamentação, unida às luzes de Natal, pode representar um grande risco para o seu lar: um incêndio causado pela árvore de Natal.
Essa situação não é impossível de acontecer. Só nos Estados Unidos uma média de 160 incêndios começam com uma árvore de Natal todo ano. Uma árvore de Natal pode entrar em combustão quando é feita de materiais recicláveis ou de pinheiros secos. Além disso, todos os enfeites que usamos para decorar a nossa árvore, como luzes, festões e outros enfeites, podem facilitar que as chamas se espalhem rapidamente.
Observando isso, uma invenção foi projetada especialmente para dar segurança ao seu feriado: um sistema automático de extinção de incêndio para árvores de Natal, patenteado nos Estados Unidos. A patente descreve um mecanismo contendo ar pressurizado e um agente que pode retardar o fogo. Esse mecanismo faz a descarga do agente retardador automaticamente. Uma invenção que te deixa mais tranquilo ou tranquila na hora de enfeitar sua árvore, sem medo de que ela possa entrar em combustão durante a ceia, não é mesmo?
Que tal dar um susto no velhinho do Natal quando ele vier te fazer uma visita? Falamos da patente que descreve o Detector de Papai Noel. O detector, na verdade, é apenas uma meia que acende quando um cabo é puxado, sinalizando a chegada do Papai Noel. Imagine que interessante ser avisado quando o bom velhinho (ou outra pessoa) entrar em sua residência!
Uma moda que começou nos anos 70 e que você provavelmente já usou ou usa na sua árvore de Natal. O festão é aquela coisa prateada ou dourada em forma de cordão que compramos para enfeitar a árvore, também conhecido em alguns lugares como ouropel. Esse ornamento costuma deixar a árvore mais brilhante, porém ele se embola facilmente deixando seu manuseio bem difícil às vezes.
O mais legal é que há uma patente que foi depositada também na década de 70 que descrevia um tipo de arma para atirar metros de festão diretamente na sua árvore. A estrutura do dispositivo teria a forma de uma pistola que, ao ter o gatilho pressionado, descarrega o festão pelo cano de um rolo de abastecimento montado na coronha. No entanto, o produto, por algum motivo, não pode ser encontrado para compra.
O espírito do Natal inspira as pessoas a caridade e a união com a família e amigos. Além disso, podemos usar a lenda do Papai Noel e da distribuição de presentes como uma forma de ensinar às crianças uma lição de generosidade e de bons comportamentos. Tudo isso decidindo se elas foram boas ou más, e ,logo, dignas ou não de serem presenteadas pelo bom velhinho.
Como resultado, existe uma patente americana de um medidor de criança má ou boazinha, criada para o Natal, mas que pode ser usada também em outras celebrações e feriados do ano. Essa é uma patente de invenção que te ajuda a saber quando seu filho ou filha estão sendo desrespeitosos e cometendo travessuras por aí. A invenção funciona com base nas respostas a uma série de 12 perguntas. Ao fim, ela tem uma calculadora para indicar o nível na escala em que a criança se encaixa.
Esses são apenas alguns exemplos divertidos e inusitados de patentes natalinas, mas vale lembrar que graças às invenções de Natal podemos ter um feriado mais feliz e iluminado. Para o Ilupi, toda atividade inventiva precisa ser patenteada. Afinal, no Natal tudo acaba chamando a atenção dos consumidores, seja um extintor automático de incêndio ou um medidor que te ajuda a decidir se seus filhos foram bons ou maus durante todo o ano. Então não perca tempo, entre em contato conosco e deposite a patente da sua invenção!
Neste novo episódio do Papo com Propriedade, o Product Manager do Ilupi, Raphael Nascimento e o sócio-fundador do Ilupi, Daniel Eloi, falam sobre IP Finance. Neste artigo, que resume o que foi falado no bate-papo, você vai entender o que é essa nova forma de financiamento para as organizações e como ela impacta o universo […]
O mundo está saindo de um cenário de pandemia no qual houve um boom digital. Com esse pano de fundo, podemos acessar três temas relacionados à Propriedade Intelectual — a PI sob o novo Governo Federal, a influência do processo digital de compra e a preocupação da celeridade e segurança dos processos de registro. O […]
Nesse novo episódio do Papo com Propriedade, ainda sobre os agentes de Propriedade Intelectual, a conversa é sobre empresas inovadoras. Nosso host e sócio do Ilupi, Leandro Rangel e o product manager da casa, Raphael Nascimento, falam sobre quais fatores dão a um negócio o título da inovação, o papel desse ator dentro da área […]