4 minutos de leitura

No Ilupi não há chefes. Aqui, cada um é responsável por seu papel na empresa e tem o dever de seguir as regras criadas para a boa convivência e efetividade do trabalho, além de respeitar os papéis desempenhados pelos colegas. Chamamos isso de autogestão horizontal.

Neste artigo, você vai entender melhor o valor da autogestão horizontal e como ele afeta a rotina no Ilupi. Além disso, você verá dicas de como desenvolver e/ou exercitar essa aspiração. Boa leitura!

O que é a autogestão horizontal

A autonomia e autoridade estão presentes no cotidiano de cada colaborador do Ilupi. Aqui, todos têm voz e vez. No entanto, o senso de responsabilidade deve ser tão grande quanto o de independência.

Cumprir seu papel respeitando as regras criadas, que visam o funcionamento e manutenção da estrutura horizontal, ao mesmo tempo em que busca desempenhá-lo da melhor forma para seu autodesenvolvimento e progresso da empresa são a base da autogestão horizontal.

Assumir suas responsabilidades, organizar suas entregas e entender como seu papel influencia o seu círculo e a empresa como um todo são os princípios fundamentais para que você consiga estimular o valor da autogestão horizontal.

Além disso, é preciso compreender que esse princípio não pode ser confundido com fazer o que se tem vontade. Temos regras e elas precisam ser seguidas para que nosso propósito se concretize: equilibrar resultados e felicidade para a equipe, clientes e parceiros.

Como tomamos decisões se não há chefes

Esse valor caminha muito próximo à atitude de dono e dona. Isso porque não existe a figura de um chefe. Então, todos os colaboradores devem zelar pelos seus próprios papéis e pela empresa de forma geral. No entanto, as lideranças existem, mas não são a última palavra quando uma questão chega à mesa para o debate.

O líder também não cria regras sozinho, as decisões importantes são tomadas em conjunto. Quando precisamos decidir algo, não buscamos uma escolha democrática ou unânime.

Dialogamos até que uma alternativa seja encontrada. Prezamos pelo consenso, ou seja, quando uma solução para alguma questão é proposta, aprovamos desde que não haja objeção.

Como exercitar a autogestão horizontal

A seguir, daremos algumas dicas de como você pode estimular a sua autogestão horizontal, o que poderá ajudar no controle de tarefas, relacionamento com os colegas e, consequentemente, na produtividade:

  • organize suas tarefas de forma clara e tenha o controle das entregas. Busque reunir o máximo de informações possível ao longo do processo e sempre informe os envolvidos do andamento das etapas;
  • busque o equilíbrio entre seu desenvolvimento profissional e pessoal e sua capacitação. Na medida certa, um pode influenciar os outros positivamente;
  • peça feedbacks a respeito do seu trabalho, principalmente para colegas que trabalhem diretamente com você, e reflita sobre os pontos que foram conversados para entender o que pode melhorar e os pontos positivos que devem ser explorados;
  • proponha novas abordagens no caso de não concordar com as decisões tomadas e justifique seu ponto de vista. Lembre-se de avaliar se o que está propondo leva em consideração o propósito e os valores do Ilupi.

Trabalhe conosco

Neste texto, você entendeu o que é a autogestão horizontal que é tão valiosa para que os processos e a convivência no Ilupi se mantenham em ordem. Além disso, viu algumas dicas de como exercitar esse valor na prática.

A autogestão horizontal faz sentido para você? Então venha trabalhar conosco. Aplique-se em uma de nossas vagas abertas. Boa sorte!

Siga nosso LinkedIn, canal no YouTubeInstagram e Facebook.

Sobre o Autor

ARTIGOS RELACIONADOS

Conheça a nova estratégia de negócio do Ilupi

Você, provavelmente, conhece o Papo com Propriedade, certo? Mas se você ainda não conhece, não tem problema, nós apresentamos o programa. O podcast é um bate-papo ágil e de qualidade sobre Propriedade Intelectual no Brasil e no mundo. Nesse episódio, o sócio do Ilupi e host do podcast, Leandro Rangel, e nosso Product Manager, Raphael […]

Conheça os valores do Ilupi: Transparência

O valor da transparência é essencial para que consigamos exercer outras das nossas aspirações, como a autogestão horizontal. Nossos processos, dentro e fora do escritório, também são pautados nesse valor para que todas as pessoas colaboradoras tenham acesso aos mais diversos dados e informações na tomada de decisão. Neste post, você vai entender como a […]

Conheça os valores do Ilupi: atitude de dono e dona

A cultura organizacional e os valores do Ilupi são alguns dos nossos bens mais preciosos. Por aqui, prezamos muito por esses fatores, os quais buscamos exercitar todos os dias, sempre que necessário. A atitude de dono e dona é uma dessas qualidades que apreciamos. A seguir, você vai entender o que de fato é a […]

envelopephone-handset linkedin facebook pinterest youtube rss twitter instagram facebook-blank rss-blank linkedin-blank pinterest youtube twitter instagram