4 minutos de leitura

A cultura organizacional e os valores do Ilupi são alguns dos nossos bens mais preciosos. Por aqui, prezamos muito por esses fatores, os quais buscamos exercitar todos os dias, sempre que necessário. A atitude de dono e dona é uma dessas qualidades que apreciamos.

A seguir, você vai entender o que de fato é a atitude de dono e dona e como esse valor contribui para equilibrar nossos resultados e a felicidade da nossa equipe e de nossos clientes.

O que é a atitude de dono e dona?

Ter atitude de dono e dona, para nós, é zelar pelo negócio antes de qualquer outro interesse, inclusive os interesses próprios. Entendemos que, aplicando esse valor, conseguimos praticar uma justiça interna.

Assumir responsabilidades em situações que envolvam o papel que desempenha, sem aplicar a máxima “isso não é problema meu” também é uma forma de agir inerente a esse valor.

Aqui no Ilupi, pensamos que quando uma pessoa consegue desenvolver a atitude de dono e dona, pratica a observação de uma situação como um todo, e não apenas por partes, tendo uma visão ampla de como o cenário em questão afeta toda a empresa.

Todos cuidam dos interesses do Ilupi e trabalham em sincronia para melhorar processos e superar desafios. Além disso, enxergamos como atitude de dono e dona:

  •  ser proativo ao propor ideias pertinentes inclusive para outras áreas de atuação, mesmo que não seja solicitado;
  • ter autonomia, mas sem passar por cima do posicionamento de outros colaboradores;
  • se incomodar com desvios, obstáculos e quaisquer situações que comprometam a cultura e os valores da empresa e sugerir formas de solucionar as questões apontadas;
  • se preocupar legitimamente com o sucesso e satisfação do cliente;
  • respeitar e contribuir com o crescimento dos colegas de trabalho, valorizando, assim, a formação de um ambiente colaborativo;
  • buscar ativamente por uma melhora do Ilupi, seja na sua área de atuação ou na empresa de forma geral.

Você sabia que pode, de fato, se tornar dono ou dona do Ilupi?

Esse valor também é conhecido no mercado de trabalho como “ownership”, e é dito que, quem tem essa atitude, veste a camisa da empresa. 

Aqui no Ilupi, nós acreditamos que adotar a atitude de dono e dona é um dos pontos que leva ao bom desempenho. Também consideramos que a performance deve ser reconhecida. Portanto, um de nossos benefícios é um plano de Incentivo de Longo Prazo.

Funciona assim: todas as pessoas da equipe têm chances de se tornarem sócias do Ilupi, desde que sejam cumpridas as condições de carência e performance previamente estabelecidas no contrato.

Nosso ILP consiste em, basicamente, um plano de Ações Restritas. Explicando de uma forma simplificada, nossos colaboradores recebem, após uma carência de 3 anos, e desde que as condições no contrato tenham sido cumpridas, as cotas da sociedade e passam a compor o contrato social do Ilupi.

Esse benefício não visa apenas tornar a proposta de trabalhar no Ilupi mais atrativa para o futuro colaborador, mas também, alinha os interesses da empresa com esse funcionário. Sendo assim, quanto mais a empresa crescer e sua performance for satisfatória, mais o beneficiário tem a ganhar.

Saiba mais sobre o Ilupi

Ter atitude de dono e dona, para nós, é o resumo de todos os nossos valores. Consideramos que, ao conseguir desempenhá-lo, o colaborador, naturalmente, estará vivenciando os outros propósitos do Ilupi.

Neste texto, você entendeu o que de fato quer dizer ter atitude de dono e dona e ainda viu que esse é um requisito para alinhamento da cultura e uma boa performance, que pode levar você a ser sócio ou sócia do Ilupi.

Se você também cultiva a atitude de dono e dona e acredita que o seu propósito se alinha com o nosso, venha trabalhar conosco! Aproveite a visita, e conheça os outros valores do Ilupi. Siga nosso LinkedIn, canal no YouTubeInstagram e Facebook.

Sobre o Autor

ARTIGOS RELACIONADOS

Conheça a nova estratégia de negócio do Ilupi

Você, provavelmente, conhece o Papo com Propriedade, certo? Mas se você ainda não conhece, não tem problema, nós apresentamos o programa. O podcast é um bate-papo ágil e de qualidade sobre Propriedade Intelectual no Brasil e no mundo. Nesse episódio, o sócio do Ilupi e host do podcast, Leandro Rangel, e nosso Product Manager, Raphael […]

Conheça os valores do Ilupi: Transparência

O valor da transparência é essencial para que consigamos exercer outras das nossas aspirações, como a autogestão horizontal. Nossos processos, dentro e fora do escritório, também são pautados nesse valor para que todas as pessoas colaboradoras tenham acesso aos mais diversos dados e informações na tomada de decisão. Neste post, você vai entender como a […]

Conheça os valores do Ilupi: autogestão horizontal

No Ilupi não há chefes. Aqui, cada um é responsável por seu papel na empresa e tem o dever de seguir as regras criadas para a boa convivência e efetividade do trabalho, além de respeitar os papéis desempenhados pelos colegas. Chamamos isso de autogestão horizontal. Neste artigo, você vai entender melhor o valor da autogestão […]

envelopephone-handset linkedin facebook pinterest youtube rss twitter instagram facebook-blank rss-blank linkedin-blank pinterest youtube twitter instagram