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Se você é microempreendedor e possui uma pequena empresa, você faz parte dos 19,7 milhões de empreendimentos de pequeno porte existentes no Brasil atualmente. Segundo dados do Sebrae, apenas em 2020 foram 535.126 novas microempresas e 91.757 pequenas empresas abertas. Isso significa que cada vez mais produtos e serviços estão sendo oferecidos no mercado, e todos eles têm um objetivo em comum: buscar um espaço exclusivo na mente dos clientes. Mas para garantir essa exclusividade não basta uma ideia original, você precisa de um nome e de uma marca exclusiva!

Pequena empresa, exclusividade e registro de marca: qual a relação?

Para uma pequena empresa se destacar neste imenso universo de opções oferecidas no mercado, é fundamental oferecer produtos e serviços de qualidade, além de um bom atendimento para os clientes. Porém, além dessas características, você precisa ser único (literalmente), e o meio mais efetivo e assertivo de garantir isso é, sem sombra de dúvidas, através do registro de marca. 

Só em 2020 foram 275 mil novas solicitações de registro de marca depositadas no Instituto Nacional de Propriedade Industrial, INPI. Uma marca é o sinal/símbolo que diferencia o seu produto ou serviço dos demais disponíveis no mercado. É através dela que o cliente tem certeza de que está adquirindo o seu produto e não o de outro negócio. O registro de marca, então, é o documento que garante a proteção da sua marca, dando à sua empresa o direito de uso e propriedade dela.

Portanto, para um micro empresário e empreendedor, registrar a marca de sua pequena empresa ou MEI pode ser o elemento que garante sua diferenciação no mercado, impactando diretamente em seu sucesso ou fracasso. 

Usualmente entendido como um custo desnecessário, o registro de marca significa um investimento de longo prazo em seu negócio. Além disso, o INPI dá descontos especiais para que pessoas físicas, MEIs, pequenas empresas e cooperativas façam seu registro de marca. Empreendimentos nesses segmentos pagam até 60% a menos na solicitação do registro, a partir de um apoio do Governo Federal.

Benefícios para a pequena empresa ao registrar sua marca

O registro de sua marca junto ao INPI só gera vantagens! Além de garantir direito exclusivo de uso da marca, o registro também transforma a marca em um patrimônio do titular. Isso quer dizer que você poderá ficar mais tranquilo: caso mais alguém do mesmo segmento queira registrar uma marca com características iguais ou similares a sua, essa solicitação será negada pelo INPI.

Entende-se também que a fidelização do cliente com um produto ou serviço dá-se através da experiência vivida com ele, e registrar a sua marca é uma forma de melhorar essa experiência. O registro de marca é  um diferencial para qualquer empresa, principalmente para as pequenas e médias, e pode te ajudar a crescer no mercado. Tudo isso porque ter a sua marca registrada é um dos pré-requisitos para o empreendimento que deseje abrir qualquer franquia.

Além disso, o processo, quando realizado por especialistas, como nossa equipe do Ilupi, é seguro, simples e barato. O fluxo é o seguinte:

  1. - Verificação das marcas já registradas: neste momento, o Ilupi verifica a existência de marcas iguais ou parecidas com as suas nos registros do INPI e avalia suas chances de garantir sua marca.
  1. - Definição da classe de registro: são 45 grupos distintos na lista do INPI, o que pode criar dúvidas e riscos na hora de registrar sua marca. Mas nossa equipe te aponta as melhores soluções e estratégias, sempre para garantir sua segurança e a proteção de seu micro empreendimento.
  1. - Registros dos documentos, formulários e pagamento das taxas: após as definições estratégicas, você deve documentar seu pedido de registro, preencher todas as exigências do órgão, e pagar as taxas oficiais. O Ilupi te apoia nesse processo, seja cuidando dos documentos, seja acompanhando seu processo para você nunca perder nenhum prazo! E lembre-se: se você é um micro empreendedor, ainda tem descontos nos custos oficiais!

Após a confirmação do registro de marca, você estará protegido de forma vitalícia! Isso mesmo, para sempre. Basta renovar o registro a cada 10 anos, que é o período de validade de cada registro. E não se preocupe: se você possui o registro, ao fim do período, basta reenviar sua solicitação e pagar a GRU emitida.

Conte com a equipe de especialistas do Ilupi!

Nós entendemos como o dia a dia de um micro empreendedor e de uma pequena empresa é difícil. Afinal, muitas vezes o empreendedor tem várias questões com as quais lidar e não dispõe de tempo ou conhecimentos necessários para solicitar e acompanhar o registro da sua marca. Por isso, existem empresas altamente qualificadas que podem te ajudar nesse processo, como o Ilupi. Se você precisa de ajuda para registrar a sua marca, conte com a nossa equipe! Ficaremos felizes em te ajudar!

Sobre o Autor
Social Media e redator no Ilupi, Lincon Alex é graduando em licenciatura em Letras na UFMG e possui experiência nas áreas da Educação e da Comunicação. Atua na produção de conteúdo em temas como Remuneração Variável.

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