Se você é microempreendedor e possui uma pequena empresa, você faz parte dos 19,7 milhões de empreendimentos de pequeno porte existentes no Brasil atualmente. Segundo dados do Sebrae, apenas em 2020 foram 535.126 novas microempresas e 91.757 pequenas empresas abertas. Isso significa que cada vez mais produtos e serviços estão sendo oferecidos no mercado, e todos eles têm um objetivo em comum: buscar um espaço exclusivo na mente dos clientes. Mas para garantir essa exclusividade não basta uma ideia original, você precisa de um nome e de uma marca exclusiva!
Para uma pequena empresa se destacar neste imenso universo de opções oferecidas no mercado, é fundamental oferecer produtos e serviços de qualidade, além de um bom atendimento para os clientes. Porém, além dessas características, você precisa ser único (literalmente), e o meio mais efetivo e assertivo de garantir isso é, sem sombra de dúvidas, através do registro de marca.
Só em 2020 foram 275 mil novas solicitações de registro de marca depositadas no Instituto Nacional de Propriedade Industrial, INPI. Uma marca é o sinal/símbolo que diferencia o seu produto ou serviço dos demais disponíveis no mercado. É através dela que o cliente tem certeza de que está adquirindo o seu produto e não o de outro negócio. O registro de marca, então, é o documento que garante a proteção da sua marca, dando à sua empresa o direito de uso e propriedade dela.
Portanto, para um micro empresário e empreendedor, registrar a marca de sua pequena empresa ou MEI pode ser o elemento que garante sua diferenciação no mercado, impactando diretamente em seu sucesso ou fracasso.
Usualmente entendido como um custo desnecessário, o registro de marca significa um investimento de longo prazo em seu negócio. Além disso, o INPI dá descontos especiais para que pessoas físicas, MEIs, pequenas empresas e cooperativas façam seu registro de marca. Empreendimentos nesses segmentos pagam até 60% a menos na solicitação do registro, a partir de um apoio do Governo Federal.
O registro de sua marca junto ao INPI só gera vantagens! Além de garantir direito exclusivo de uso da marca, o registro também transforma a marca em um patrimônio do titular. Isso quer dizer que você poderá ficar mais tranquilo: caso mais alguém do mesmo segmento queira registrar uma marca com características iguais ou similares a sua, essa solicitação será negada pelo INPI.
Entende-se também que a fidelização do cliente com um produto ou serviço dá-se através da experiência vivida com ele, e registrar a sua marca é uma forma de melhorar essa experiência. O registro de marca é um diferencial para qualquer empresa, principalmente para as pequenas e médias, e pode te ajudar a crescer no mercado. Tudo isso porque ter a sua marca registrada é um dos pré-requisitos para o empreendimento que deseje abrir qualquer franquia.
Além disso, o processo, quando realizado por especialistas, como nossa equipe do Ilupi, é seguro, simples e barato. O fluxo é o seguinte:
Após a confirmação do registro de marca, você estará protegido de forma vitalícia! Isso mesmo, para sempre. Basta renovar o registro a cada 10 anos, que é o período de validade de cada registro. E não se preocupe: se você possui o registro, ao fim do período, basta reenviar sua solicitação e pagar a GRU emitida.
Nós entendemos como o dia a dia de um micro empreendedor e de uma pequena empresa é difícil. Afinal, muitas vezes o empreendedor tem várias questões com as quais lidar e não dispõe de tempo ou conhecimentos necessários para solicitar e acompanhar o registro da sua marca. Por isso, existem empresas altamente qualificadas que podem te ajudar nesse processo, como o Ilupi. Se você precisa de ajuda para registrar a sua marca, conte com a nossa equipe! Ficaremos felizes em te ajudar!
Segundo o INPI (Instituto Nacional de Propriedade Industrial), uma marca é um sinal distintivo cujas funções principais são identificar a origem e distinguir produtos ou serviços de outros idênticos, semelhantes ou afins de origem diversa. Ou seja, a sua marca é o que faz com que o cliente diferencie os seus produtos e serviços de outros, associando determinadas […]
A era digital tem provado trazer não apenas grandes inovações, como também diversas oportunidades de trabalho. Prova disso é o surgimento da atividade de youtuber, realizada por milhões de pessoas ao redor do mundo. Esta galera têm, através de seu sucesso nas redes sociais, conseguido faturar muito e fazer dessas atividades uma profissão e sustento […]
Conquistar seguidores no Instagram e fazer sucesso como influencer é uma forma de trabalho super atual e que gera diversas oportunidades de ganho monetário. O Instagram é a terceira rede social com mais usuários no mundo, contando com 1,22 bilhão de usuários, sendo que 500 milhões de pessoas acessam a rede social todos os dias. […]