Qual o melhor nome para uma padaria? Seria um nome que remetesse ao principal produto, como Esquina do Pão, Super Pão ou Mix Pão? Quem sabe um nome com inspiração religiosa, como Santa Massa, Santo Pão ou Santo Trigo? Ou mesmo um nome importado, em francês ou italiano, como La Panetteria, La Baguete ou Croissant? Todos são ótimos nomes, mas a verdade é que se você é um empreendedor que está abrindo seu empreendimento (como uma padaria), infelizmente esses nomes não podem mais ser usados.
Todo empreendedor almeja sucesso quando lança seu negócio, e segue as melhores recomendações e dicas de como trilhar um caminho positivo, buscando bons resultados. São sugestões sobre como desenhar os processos produtivos, como contratar profissionais e montar sua equipe, além de como cuidar da parte legal e contábil de seu empreendimento. Porém, nem sempre as pessoas se atentam para a importância do registro de sua marca.
Todo o plano de negócios da empresa culmina em uma boa estratégia de marketing, que mostra ao consumidor sua identidade e o convence que seu produto ou serviço possui qualidade. Ou seja, sem uma marca sólida e que inspira confiança você não consegue vender.
No exemplo sobre as padarias que falamos antes, e segundo a Associação Brasileira da Indústria da Panificação e Confeitaria, ABIP, são mais de 70 mil padarias no país, em um mercado competitivo e difícil. A diferenciação de seu negócio pode ser a garantia de seu sucesso. A própria Associação, em um estudo de indicadores da área, recomenda: “o momento é de adequar com novas tecnologias, inovações, muita qualidade, criatividade, marketing e em especial através de redes sociais”.
Agora, imagine: após criar seu novo negócio, você desenvolve um sólido e robusto plano de marketing, paga os melhores profissionais para criar uma logomarca bonita e diversas peças para redes sociais, e no momento de criar sua página no Facebook ou Instagram, descobre que já existem várias padarias com o mesmo nome!
Ou, pior, faz toda a sua propaganda, cria sua clientela e começa a fazer sucesso, e logo depois outra pessoa abre uma padaria com o mesmo nome, se aproveitando de seu esforço. No Facebook, por exemplo, existem várias padarias chamadas Esquina do Pão! Ou seja, você pode acabar fazendo propaganda para o concorrente.
Registrar a marca junto ao Instituto Nacional de Propriedade Intelectual é simples e garante exclusividade no uso do nome. Você passa a ter direito sobre o uso daquela marca, e pode até mesmo ingressar na justiça para proibir que outras pessoas utilizem o mesmo nome.
Não corra riscos de perder seu investimento! Entre em contato com o Ilupi e saiba mais sobre o processo de registro de marca, que gera segurança, proteção e garantias contra competição! Agora que você já domina as variadas técnicas de gestão de seu negócio, o registro junto ao INPI pode ser o passo que faltava para garantir o sucesso de seu negócio!
Segundo o INPI (Instituto Nacional de Propriedade Industrial), uma marca é um sinal distintivo cujas funções principais são identificar a origem e distinguir produtos ou serviços de outros idênticos, semelhantes ou afins de origem diversa. Ou seja, a sua marca é o que faz com que o cliente diferencie os seus produtos e serviços de outros, associando determinadas […]
A era digital tem provado trazer não apenas grandes inovações, como também diversas oportunidades de trabalho. Prova disso é o surgimento da atividade de youtuber, realizada por milhões de pessoas ao redor do mundo. Esta galera têm, através de seu sucesso nas redes sociais, conseguido faturar muito e fazer dessas atividades uma profissão e sustento […]
Conquistar seguidores no Instagram e fazer sucesso como influencer é uma forma de trabalho super atual e que gera diversas oportunidades de ganho monetário. O Instagram é a terceira rede social com mais usuários no mundo, contando com 1,22 bilhão de usuários, sendo que 500 milhões de pessoas acessam a rede social todos os dias. […]