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O número de empreendedores vem crescendo surpreendentemente rápido no Brasil nos últimos anos. Hoje, segundo o Sebrae, mais de 98% dos empreendimentos são micro ou pequenos negócios, responsáveis por gerar a renda de 70% dos brasileiros ocupados no setor privado. Além disso, depois do início da pandemia, o número de MEIs cresceu em 20%. No total, são mais de 7,5 milhões de micro e pequenas empresas existentes no Brasil, que geram 30% do Produto Interno Bruto (PIB) nacional.

Vendo esse grande crescimento, nos deparamos com uma questão muito importante, e que tem sido uma preocupação para esses novos empreendedores: devo registrar a marca do meu negócio?

Os principais desafios dos empreendedores

A intensa expansão e sucesso dos pequenos empreendimentos é muito positiva para o país, mas não é algo simples. Segundo a equipe da Pequenas Empresas, Grandes Negócios o micro empreendedor ou empreendedora precisa ter atenção com alguns itens:

  • Burocracia: a dificuldade de lidar com as regras e processos. Por vezes as regras e processos nacionais para empresas são confusos e longos, o que pode gerar empecilhos para empresas em formação.
  • Gestão das finanças: alcançar equilíbrio financeiro no início das atividades de uma empresa demanda dedicação e atenção. Quando há situações de crise na economia, ou custos aumentando fortemente, a realidade é ainda mais complicada.
  • Inovação: o desenvolvimento e a oferta ao mercado de novos serviços ou produtos é uma questão-chave para o sucesso da empresa, mas não é algo fácil e exige profissionais experientes e muita expertise. 
  • Entre outros pontos.

Em contrapartida, para apoiar os novos negócios há legislações especiais e algumas vantagens. Por exemplo, o microempreendedor individual é isento de alguns tributos federais, uma MEI pode atuar em mais de uma atividade econômica da CNAE (Classificação Nacional de Atividades Econômicas), e existem linhas de crédito, agências de fomento e centrais de apoio, que colaboram na solução dos desafios.

A importância do registro de marca de um novo pequeno negócio

Além dos pontos citados, há um outro elemento fundamental para garantir a segurança e sucesso de um novo negócio: o registro da marca junto ao Instituto Nacional de Propriedade Industrial, INPI. Basicamente, o registro de uma marca garante ao titular a exclusividade de uso daquela marca em todo território nacional. Agora, imagine a situação:

Você dedica muitos meses de trabalho duro e de qualidade para criar seu novo negócio, enfrenta os mais diversos riscos e dificuldades do mercado, aproveita todas as oportunidades e apoios, e no fim gera um empreendimento de sucesso. Tudo para perceber que outra pessoa já havia registrado a “sua” marca antes de você.

Ou seja, todo seu trabalho foi em vão, já que a marca não é sua e você será obrigado a mudar o nome de seu negócio.

Por causa disso, quem está empreendendo não pode se acomodar. O registro de sua marca no INPI desde o início de seu empreendimento é a única forma de certificar que essa marca esteja protegida de ser utilizada por um concorrente, tirando a exclusividade de sua ideia.

Registrar sua marca no INPI é um procedimento que hoje leva de 6 a 12 meses para acontecer, e deve ser realizado com o apoio de empresas especializadas, como o Ilupi. O Ilupi, além de cuidar de todo o protocolo de registro, avalia se a proposta de nome para sua empresa pode mesmo ser registrada (ou se ela já é de posse de outra pessoa) e, após a realização do processo, acompanha eventuais pessoas que queiram registrar um nome parecido (o que pode atrapalhar seus negócios).

Busque ajuda!

Muitas empreendedoras e empreendedores já perceberam a importância desse passo, tanto que, segundo o próprio instituto, somente no ano de 2020 houve um aumento de 19% nas solicitações para registro de marca.

Aproveite o momento e seja, você também, uma dessas pessoas que possuem segurança para seu novo empreendimento! Conte com a equipe de especialistas do Ilupi para cuidar do registro de sua marca. Entre em contato já!

Sobre o Autor
Social Media e redator no Ilupi, Lincon Alex é graduando em licenciatura em Letras na UFMG e possui experiência nas áreas da Educação e da Comunicação. Atua na produção de conteúdo em temas como Remuneração Variável.

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