Durante as Olimpíadas de Tóquio acompanhamos a história da skatista vencedora da medalha de prata, Rayssa Leal, que precisou entrar com um recurso no Instituto Nacional de Propriedade Industrial, INPI, que tratava sobre o uso do apelido “Fadinha do Skate”. A marca havia sido registrada em 2020 por uma empresa que, na época, patrocinava a skatista. O caso repercutiu nas mídias e levou a diversas discussões sobre a importância de se fazer o registro de marca enquanto há tempo. Esse exemplo é apenas um dos vários conflitos que acontecem o tempo todo no mercado. Essas disputas pelos direitos de uso de uma marca vão da indústria tecnológica à moda, e casos assim são mais comuns do que se imagina.
Que tal conhecermos algumas das mais famosas, e intensas, disputas de marcas da história?
Em 2012, o nadador brasileiro, e vencedor de diversas medalhas olímpicas, César Cielo, entrou em uma briga judicial contra uma empresa de serviços financeiros. O atleta chegou a fazer parte de uma campanha publicitária para a empresa em 2009, ano em que a companhia mudou seu nome de Visanet Brasil para Cielo. O nadador até conseguiu uma sentença favorável em 2014, mas no fim, quem levou a melhor foi a empresa Cielo, após entrar com um recurso e ganhar a causa em 2017. O caso até hoje chama a atenção de especialistas, e divide opiniões.
Conflitos sobre marcas podem acontecer até mesmo entre negócios de ramos completamente diferentes! Existe um caso, de 2016, muito emblemático: a famosa empresa do estilista Louis Vuitton precisou entrar em processo contra um restaurante sul-coreano que vendia frango frito, que resolveu adotar o nome Louis Vuiton Dak. No fim dessa inusitada ação, a justiça decidiu agir a favor do estilista, alegando que o nome poderia, de fato, causar confusão nos consumidores que pensariam que o restaurante faz parte da rede de negócios do astro da moda.
Um caso um pouco antigo, mas muito útil até hoje sobre conflitos de marcas, foi a disputa que ocorreu em 1999, logo após a empresa indiana Akash Arora criar uma plataforma web com o nome Yahoo India!. Na época, a empresa oferecia serviços semelhantes aos da então mundialmente conhecida Yahoo Inc. Nessa ocasião, a empresa Yahoo Inc. tinha sua marca registrada já em 69 países, mas ainda não tinha chegado a registrar seu nome na Índia. Porém, como era de se esperar, a multinacional entrou com um recurso e ganhou. A Akash Arora chegou a defender seus direitos por adotar o sufixo India! que não fazia parte do nome da requerente. Mas, novamente, a justiça alegou que isso poderia causar confusão nos clientes, justamente pela ampla cobertura da plataforma requerente.
É isso mesmo! O rei do rock pode ter morrido, mas o seu legado ainda é uma marca na mente das pessoas. E uma marca protegida! Em 2016 a cervejaria escocesa BrewDog teve que responder a um processo junto ao Instituto da Propriedade Intelectual da União Europeia (EUIPO). A empresa estava sendo intimada a deixar de usar o nome Elvis Juice IPA em uma de suas cervejas. Os fundadores da cervejaria até mudaram seus próprios nomes para poder alegar que a cerveja fazia referência a eles mesmos, mas em 2018, após entrar com alguns recursos e gastar muito dinheiro com mudanças de nome, a fabricadora de cervejas precisou largar o nome e ainda teve que pagar uma multa de custos pelo caso no valor de €1,170.
Você sabia que a empresa dona da maçã mais cara do mundo luta há mais de 10 anos pelos direitos de uso do nome iPhone no Brasil? Isso porque enquanto a multinacional norte-americana expandia seus mercados, a empresa brasileira, IGB Eletrônica, dona da Gradiente, correu e registrou o nome antes da Apple direcionar as vendas do produto no Brasil. O caso é um debate sem fim nos tribunais brasileiros, mas a empresa fundada por Steve Jobs precisou entrar em acordo com empresas que contestavam o direito industrial do nome também em outros países, como México, China e até mesmo nos EUA.
A empresa Apple Corps, fundada pelos Beatles no fim da década de 60, entrou em processo contra a Apple Computer, de Steve Jobs, por violação do uso da marca. A Apple Corps, responsável pela gravadora Apple Records, conseguiu entrar em um acordo com a empresa de computadores, com a condição de que ela nunca entrasse no ramo musical. Porém, com o lançamento do iTunes em 2003, o caso voltou aos tribunais e só teve um desfecho em 2008, quando foi decidido que a empresa norte-americana deteria todos os direitos relacionados ao nome “Apple”. Por fim, após anos de conflitos e negociações, os álbuns dos Beatles finalmente foram disponibilizados para os assinantes do iTunes, e Steve Jobs concedeu de volta a licença de algumas marcas para a Apple Corps, incluindo a logo utilizada pela gravadora.
A maior rede de cafés do mundo, a Starbucks, também tem travado diversas batalhas para manter sua exclusividade no mercado. Dentre os vários casos, o mais recente e famoso conflito foi o de uma pequena cafeteria no estado do Oregon, nos Estados Unidos, que se chamava Sambucks. Mesmo após a oferta da Starbucks de pagar um ticket para que a pequena cafeteria fizesse todo o seu rebranding, a dona do café, Sam Buck Lundberg, preferiu entrar com um recurso para manter sua marca. O recurso, no entanto, foi negado e a empresária teve que refazer todo um planejamento de marketing, retirando a palavra bucks de toda a sua loja e produtos. Só que, dessa vez, o custo foi todo dela.
Se você está começando um empreendimento agora, lembre-se que pensar no futuro e na segurança de sua marca é essencial. É por isso que o Ilupi, uma equipe de especialistas que torce e trabalha para o sucesso do seu negócio, está sempre à disposição para registrar a sua marca para você.
Assim, você evita conflitos e garante a segurança do seu empreendimento, podendo dar mais atenção ao que realmente importa: o crescimento da sua empresa. Não perca tempo, entre em contato com a gente!
Segundo o INPI (Instituto Nacional de Propriedade Industrial), uma marca é um sinal distintivo cujas funções principais são identificar a origem e distinguir produtos ou serviços de outros idênticos, semelhantes ou afins de origem diversa. Ou seja, a sua marca é o que faz com que o cliente diferencie os seus produtos e serviços de outros, associando determinadas […]
A era digital tem provado trazer não apenas grandes inovações, como também diversas oportunidades de trabalho. Prova disso é o surgimento da atividade de youtuber, realizada por milhões de pessoas ao redor do mundo. Esta galera têm, através de seu sucesso nas redes sociais, conseguido faturar muito e fazer dessas atividades uma profissão e sustento […]
Conquistar seguidores no Instagram e fazer sucesso como influencer é uma forma de trabalho super atual e que gera diversas oportunidades de ganho monetário. O Instagram é a terceira rede social com mais usuários no mundo, contando com 1,22 bilhão de usuários, sendo que 500 milhões de pessoas acessam a rede social todos os dias. […]