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Conheça o Guia sobre Patentes para Pequenas e Médias empresas

Ilupi - Como proteger suas invenções - blog
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Tempo de leitura: 3 minutos

Você alguma vez já teve uma ideia de invenção e quis patenteá-la, mas ficou com a sensação que patente não é algo importante para sua pequena ou média empresa? Pois saiba que proteger sua propriedade intelectual é algo que independe do tamanho do seu empreendimento. Pensando nisso, o Programa Iberoamericano de Propriedade Industrial, o IBEPI, lançou um guia de informações de patentes que mostra que você pode e deve patentear sua invenção, independente de seu porte.

Pequenas e médias empresas precisam proteger suas invenções

No Brasil, os setores de alimentação, bebidas e vestuário são dominantes no mercado, e muitas das pequenas e médias empresas atuantes nestes ramos acreditam não possuir nenhum tipo de criação que precise ser protegida. Porém, esses empreendedores se esquecem que muitas invenções podem ser patenteadas, desde que cumpram os pré-requisitos que o Instituto Nacional de Propriedade Intelectual (INPI) exige:

  • – condição de aplicação industrial
  • – condição de novidade
  • – condição de atividade inventiva

Por acaso, escrevemos um post bem completo que explica, em detalhes, cada uma dessas condições. Você pode visitá-lo clicando aqui.

Alguns exemplos interessantes relacionados com os setores que citamos antes são as patentes de novas receitas (para setores de alimentação) ou a confecção de peças em novos modelos (para o caso dos setores de vestuário), entre outros tantos.

Além disso, ser um micro, pequeno ou médio empreendedor ou empreendedora pode significar ter diversas vantagens nesses registros. O INPI disponibiliza algumas opções para que MPEs possam ter prioridade no seu exame de pedido de patente. Isso pode acelerar todo o processo de concessão da sua patente em até 13 vezes, ou seja, nada de esperar uma década para ter os direitos de sua invenção! E mais um benefício que MPEs têm nesse quesito é o de pagar 60% a menos de taxas.

Essa proteção é importante para todo empreendedor que investe em criações. Lembre-se que para pequenas e médias empresas, essa proteção pode significar uma oportunidade de crescimento e diferenciação no mercado. Isso porque um portfólio de bens de Propriedade Intelectual seguro e consistente pode aumentar o valor da sua empresa no mercado.

Algumas novidades apresentadas no guia

O guia te apresenta os tipos de base de dados de patentes existentes e mostra algumas mais famosas e usadas. Além disso, nele você encontra detalhadamente os tipos de informações que existem sobre uma patente dentro dessas bases. Alguns benefícios de se ter tais informações, mencionados na seção V do guia, são:

  • – Evitar investir tempo e dinheiro em processos cujos resultados já possam ter sido publicados ou patenteados por terceiros anteriormente (em caso afirmativo, você não poderá proteger essa invenção)
  • – Encontrar novos fornecedores de tecnologias mais avançadas que sejam do seu interesse
  • – Evitar cometer possíveis violações dos direitos de propriedade intelectual de terceiros
  • – Etc.

O guia é completo e traz até mesmo casos práticos e demonstrações de patentes.

Como fazer um depósito de patente?

Fazer um depósito de patente, no entanto, pode ser um processo cheio de detalhes importantes que precisam ser levados em consideração. Isso porque caso feito errado, a concessão dos direitos de patente pode demorar mais para acontecer ou nem mesmo acontecer. Por isso torna-se imprescindível que pequenos e médios empreendedores busquem a ajuda de especialistas, como o Ilupi, para ajudá-los a conseguir esse direito de forma descomplicada e objetiva.

Se você tem uma invenção que precisa ser patenteada ou caso você seja um empreendedor que deseja entender melhor sobre as formas de proteger o seu invento e os benefícios que isso traz ao seu negócio, fale com o Ilupi. Nossos especialistas ficarão felizes em te ajudar.

Sobre o Autor

Redator e responsável pelas redes sociais do Ilupi. Lincon Alex é estudante de Letras na UFMG e possui experiência nas áreas da educação e da comunicação. Atua na produção de conteúdo voltado ao marketing em temas como propriedade intelectual, remuneração e incentivos de curto e longo prazo.



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