CONTE COM O ILUPI PARA REALIZAR A GESTÃO COMPLETA
DOS SEUS ATIVOS DE PROPRIEDADE INTELECTUAL


Qual a hora certa para registrar sua marca?

Tempo de leitura: 3 minutos

Uma pergunta que ouvimos bastante é: “Existe um momento ideal para fazer o registro de minha marca?”. A resposta é simples: sim! E é sobre isso que iremos discutir nesse texto.

Uma prática muito comum entre os empreendedores é adiar o registro da marca. Muitos esperam para ver se a empresa irá evoluir e outros simplesmente querem reduzir gastos nesse momento inicial. Seja por questões financeiras ou devido a outras prioridades, o registro de sua marca não deve ser ignorado pois há vários riscos em não a registrar, como discutimos nesse post.

MAS EU DEVO REGISTRAR A MARCA LOGO QUANDO EU TIRAR MEU CNPJ?

Não! O empreendedor nem sempre já se decidiu qual será o nome de seu produto ou serviço no dia 1 de sua empresa. Mesmo que você tenha um nome empresarial e um nome fantasia já cadastrados, suas marcas não precisam ser iguais a eles, pois são coisas bem diferentes. Assim, o empreendedor tem a liberdade de escolher uma marca que achar mais interessante para seu negócio.

Porém, também não é preciso esperar o CNPJ para registrar a sua marca. Ela pode ser registrada mesmo antes de você formalizar a sua empresa, se você já tiver certeza sobre o nome que quer usar.

Muitos empresários contam com a ajuda de agências de design e marketing para criar um nome, logomarca e identidade visual da empresa. É a hora de pensar em todas as marcas possíveis e imagináveis, até chegar em uma decisão. E esse é o momento chave para fazer seu registro: quando você decide o nome oficial do seu produto/serviço e começa a investir nesse nome.

JÁ DECIDI QUAL SERÁ O NOME DA MINHA EMPRESA. ELE ESTÁ DISPONÍVEL PARA REGISTRO?

Com a decisão do nome já tomada, é a hora de procurar um especialista em marcas para te ajudar no processo de registro. A primeira etapa desse processo é a chamada Busca de Anterioridades, em que o especialista irá vasculhar todas marcas registradas (e em processo de registro) no Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI) para entender se o nome que você quer registrar está disponível.

Com o resultado da busca de anterioridades em mãos, é possível ter uma ideia das chances de sucesso do seu registro. Caso já tenham outras marcas muito parecidas com a sua no INPI, na mesma classe de atuação, é recomendado que você escolha outro nome para o seu negócio. É por isso que, ao fazer o registro de marca com o Ilupi, nós oferecemos a possibilidade de fazer as buscas para até três nomes diferentes, sem ter que pagar nada a mais por isso.

A grande vantagem de se fazer a busca no início do processo é que, com o resultado em mãos, você pode evitar investir em uma logo ou materiais de divulgação para um nome que já é registrado e que você não poderá usar.

PROTEJA-SE DE CONCORRENTES E DE PROCESSOS JURÍDICOS

Muito se fala sobre se registrar uma marca para evitar que concorrentes a utilizem de forma indevida. Essa é, certamente, uma das principais importâncias do registro. Porém, para uma empresa que está começando suas operações, o mais importante de registrar sua marca assim que possível é evitar infringir marcas de terceiros.

São comuns casos de empresas que começam a operar sem se preocupar com o registro de sua marca. Após algum tempo, ela recebe uma notificação extrajudicial de outra empresa que já é detentora dos direitos de uso de tal marca. A única opção é mudar de nome e perder todo o investimento já feito na marca pois, caso contrário, existe o risco de a disputa ir parar na justiça.

Quando o assunto é iniciar um negócio e construir uma empresa de sucesso, ser proativo é a atitude certa. Registre suas marcas assim que possível para ter mais segurança e gerar valor para sua empresa. O investimento é muito baixo quando se comparado com os benefícios de ter uma marca registrada.

Ficou com alguma dúvida ou quer registrar sua marca com o Ilupi? Entre em contato conosco!

Sobre o Autor

Vitor Almeida é analista de negócios do Ilupi. Graduando em Engenharia de Controle e Automação pela UFMG, certificado em Inovação e Negócios pela Stanford University (EUA) e pela Saxion University (Holanda). Participa da modelagem de negócio do Ilupi, software para gestão e vigilância de marcas e ativos de Propriedade Intelectual.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *



JÁ POSSUI MARCAS, SOFTWARES
E/OU PATENTES?

Conte com o nosso time de especialistas para te ajudar

GRÁTIS por 30 dias

Compartilhar