CONTE COM O ILUPI PARA REALIZAR A GESTÃO COMPLETA
DOS SEUS ATIVOS DE PROPRIEDADE INTELECTUAL


Marca mista: entenda o que é e suas vantagens e desvantagens

REGISTRE A SUA MARCA
Tempo de leitura: 2 minutos

Uma dúvida que muitos empresários têm na hora de fazer o registro de uma marca é se somente o nome da marca pode ser registrado ou se a imagem que representa essa marca também pode. E a resposta é: sim, é possível registrar ao mesmo tempo o nome e a imagem. É o que chamamos de registro de marcas mistas. Vamos entender melhor o que é uma marca mista?

Marca mista é aquela que alia uma imagem à marca da empresa, o que, em marketing, é chamado de logotipo. Um bom exemplo de marca mista é a da Nestlé:

Perceba que a imagem acima carrega tanto uma imagem representativa da empresa como seu nome. Dessa forma, ela pode ser registrada no INPI como marca mista.

Vantagem e desvantagem do registro de marcas mistas

A principal vantagem é que não é necessário fazer um registro para o nome e outro para o logotipo. Como a marca mista tem a característica de unir esses dois elementos, você consegue protegê-los com um único registro.

As marcas mistas têm outra característica: elas são mais distintivas, ou seja, os clientes e consumidores de um produto ou serviço conseguem diferenciá-la apenas pela marca, ou logotipo.

Por outro lado, ao registrar uma marca mista, você precisará utilizá-la da forma como foi registrada, ou seja, utilizar o conjunto de nome e imagem. Os elementos separados não estarão protegidos.  Outra desvantagem é que, se você alterar seu logo, será preciso fazer outro registro de marca mista de forma a garantir a proteção.

Para registrar uma marca mista, o investimento é o mesmo feito para o registro de uma marca nominativa (aquela constituída apenas de palavras). Não há diferença.

E, assim como em outros tipos de registro, qualquer pessoa física ou jurídica que exerça uma atividade legal pode solicitar o registro de marca mista.

Para avaliar se a marca mista realmente é a mais indicada para a sua empresa e cumprir corretamente todas as etapas do processo, é importante contar com a experiência de uma consultoria especializada no assunto. Isso ajuda a evitar erros e atrasos no processo. No processo de registro de marca mista, por exemplo, o INPI solicita que o arquivo de imagem que será feito upload tenha algumas características específicas. Muitas vezes, o proprietário da marca não verifica estas especificações, envia o arquivo errado, ocasionando um atraso que pode ser evitado com profissionais capacitados e experientes.

Outro erro comum ao fazer o registro de uma marca é a perda de prazo. Quando acontece isso, existe o risco de o processo ser extinto – nesse caso, será necessário começar tudo de novo, incluindo o pagamento de novas taxas

Dicas para um logotipo (marca mista) de sucesso

A criação de um logotipo é algo complexo, por isso a importância de investir em um trabalho de marketing. Mesmo que você contrate um profissional experiente para esse processo, é interessante ter algum conhecimento sobre o assunto. Assim, o logotipo deve:

    • representar e transmitir o que é a empresa e seus produtos e serviços;
    • conversar com o público da empresa (produtos e serviços);
    • ser simples;
    • ser fácil de ser lembrado;
    • ser distintivo (não ser uma imagem de uso comum)
    • ter cores que represente o negócio (afinal, as cores têm significado);
    • ser aplicável e legível em diversas mídias e plataformas digitais existentes;
    • ser de fácil reprodução;
    • ser diferente da concorrência (não imite ou copie).

 

 

 

Sobre o Autor

Júlia Couto é especialista em Propriedade Intelectual pela LUISS Business School e Mestre em Engenharia de Produção pela UFMG. Com mais de 3 anos de experiência em gestão estratégica e operacional de Propriedade Intelectual e valoração de ativos de Propriedade Intelectual, hoje atua como analista de negócios do ilupi.



JÁ POSSUI MARCAS, SOFTWARES
E/OU PATENTES?

Conte com o nosso time de especialistas para te ajudar

GRÁTIS por 30 dias

Compartilhar