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Como saber se um nome fantasia já existe

REGISTRE A SUA MARCA
Tempo de leitura: 2 minutos

A escolha do nome do empreendimento é um processo muito importante na construção da sua imagem no mercado, ele carregará durante toda a vida do empreendimento valores e conceitos que tornarão sua identidade única. Mas afinal de contas, como criar um nome fantasia único para o seu empreendimento?

NOME FANTASIA DE UMA EMPRESA

O nome fantasia de uma empresa é o nome pelo qual ela ficará conhecida, ou seja, o nome que ficará estampado em faixadas, materiais de publicidade, embalagens, uniformes, entre outros. Desse modo, podemos afirmar, que, é pelo nome fantasia que se criará a marca, ou as marcas, da empresa.

DIFERENÇA ENTRE NOME FANTASIA E MARCA

Não necessariamente o nome fantasia deve ser o mesmo que a marca, temos alguns exemplos de como isso não é regra no mundo empresarial, o primeiro exemplo é a Apple, a Apple é o nome fantasia da empresa, porém seus produtos iPhone, Mac, iPod, etc., são todos registrados como marca. Outro exemplo, é o caso da Unilever, que é um nome fantasia de uma empresa que possui várias marcas como Dove, Omo, Hellmann’s, entre outros.

O cadastro do nome fantasia formalmente na Junta Comercial do seu estado, que, via de regra, deve ser o único no estado. Por outro lado, a marca, é registrada

DICAS DE COMO SABER SE UM NOME FANTASIA E MARCA JÁ EXISTEM

A primeira busca a ser feita, também é a mais genérica, no Google, se já existir alguma empresa com o nome fantasia ou marca que seja bem conhecida no mercado, ela logo aparecerá nos primeiros resultados da sua busca.

Em segundo lugar, para a marca, é necessário fazer uma busca no Instituto Nacional de Propriedade Industrial (INPI), sua base de dados contém todos os registros concedidos de marcas no Brasil, logo se existe uma marca igual a sua em qualquer lugar do Brasil, ela certamente aparecerá na sua busca.

Por último, para saber se um nome fantasia já existe, é necessário entrar no site da Junta Comercial do seu estado.

Esses procedimentos requerem bastante rigor na sua operação, pois, o uso indevido de marcas ou nomes fantasias pode acarretar sérias consequências jurídicas e danos de imagem irreparáveis para sua empresa. Apesar de não ser exigido, é recomendável que se procure um agente especializado em propriedade industrial para fazer todo o acompanhamento na criação e registro, seja da sua marca ou nome fantasia.

Sobre o Autor

Jéssica Giori é analista de negócios da Pris. Graduanda em Engenharia Mecânica pela UFMG, trabalha com gestão estratégica de Propriedade Intelectual desde 2018 e participa da modelagem de negócio do Pris IP Suite, conjunto de ferramentas de gestão estratégica-operacional de ativo de PI desenvolvido pela Pris com apoio da Fapemig.



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