CONTE COM O ILUPI PARA REALIZAR A GESTÃO COMPLETA
DOS SEUS ATIVOS DE PROPRIEDADE INTELECTUAL


As 5 invenções mais geniais já criadas por famosos

ilupi-invencoes-geniais-criadas-por-famosos-blog
REGISTRE A SUA MARCA
Tempo de leitura: 4 minutos

Geralmente, quando pensamos em patentes, imaginamos grandes invenções de cientistas ou de empresas de tecnologia, mas esse tipo de proteção de PI não é feito apenas por eles. Por incrível que pareça, as patentes de invenções criadas por celebridades são mais comuns do que pensamos, e as ideias por trás delas são incríveis! Por isso, separamos as 5 invenções mais geniais já criadas por famosos, confira:

1- Os incríveis sapatos antigravidade de Michael Jackson

Michael Jackson era mundialmente reconhecido pelos seus passos de dança, mas um em especial chamava a atenção, aquele em que o cantor e seus bailarinos se inclinavam 45 graus sem dificuldade. 

O segredo só foi revelado alguns anos depois: sapatos antigravidade. Criados por Michael e patenteados em 1992, os sapatos sustentavam parte de uma perna e apoiavam o calcanhar a uma estrutura fixa no chão, permitindo que os dançarinos se inclinassem para frente ou para trás, além do ponto gravitacional.

Michael pode não ter ganho milhões vendendo sua patente para outros artistas, mas com certeza ganhou ainda mais fãs e dinheiro fazendo esse movimento que virou sua marca registrada!

2- As inteligentes fraldas com bolso interno para lenços de Jamie Lee Curtis

Poucas atrizes brilharam mais nos anos 1980 que Jamie Lee Curtis. Isso tanto dentro quanto fora da tela! A atriz de sucessos como Halloween e Sexta-Feira Muito Louca criou, em 1987, uma fralda descartável com bolso para lenços umedecidos em seu interior. A ideia era carregar os dois itens juntos para gerar praticidade na hora de limpar os bebês. 

A invenção foi patenteada em 1988, mas não chegou a gerar lucros, já que a atriz se recusa a licenciar a patente até que o material utilizado seja biodegradável. 

3- As super imersivas telas ao redor do público de Kanye West

Em 2012, foi a vez do astro global Kanye West patentear sua invenção. Preocupado em oferecer a melhor experiência para seu público nos shows que realizava, o cantor criou uma projeção totalmente inovadora para sistemas audiovisuais, em que as telas são espalhadas ao redor do espectador, formando uma estrutura de 360 graus. 

A experiência cria a sensação de total imersão do público e pode ser utilizada em shows, cinemas e exposições de arte.

Kanye se mostrou genial como artista e como inventor!

4- O original braço de auto-sinalização de Florence Lawrence

Você pode até não saber, agora, quem é Florence Lawrence, mas ela foi muito importante para a história do cinema e também para a história dos automóveis. 

Florence foi a primeira grande estrela do cinema, ainda na década de 1900, além de ter sido uma grande inventora. Em 1914, ela inventou um sinal de mudança de direção para automóveis, chamado por ela de “braço de auto-sinalização”. A ideia era avisar aos carros de trás a direção que seria tomada pelo motorista, além de sinalizar quando ele iria parar. 

Apesar de fundamental para a segurança, e ser a origem da seta de conversão dos carros atuais, a invenção não chegou a ser patenteada pela atriz. A versão final da patente foi depositada por Percey Douglas-Hamilton, apesar de não ser ele quem, de fato, criou o dispositivo.

O mais interessante é que a mãe da atriz, a famosa Charlotte Bridgwood, também inventou um aparelho para carros, que, inclusive, é utilizado até os dias de hoje: o limpador de parabrisa elétrico, patenteado por ela em 1917.

5- O engenhoso suporte para solo de guitarra de Eddie Van Halen

Eddie Van Halen é reconhecido como um dos maiores guitarristas da história. E dentre seus diversos destaques, o solo de guitarra tocado por ele na música Eruption é considerado um dos mais difíceis de todos os tempos. A técnica utilizada pelo guitarrista se chama “tapping” e consiste em utilizar a mesma mão da palheta para pressionar as cordas. 

Para facilitar a execução, Eddie inventou um suporte que o permitia prender a guitarra no próprio corpo. Assim, suas mãos ficavam livres e ele conseguia tocar mais facilmente. Sua patente foi concedida em 1987, e o resto é história do rock!

E VOCÊ, QUAL A SUA INVENÇÃO GENIAL?

Se você possui alguma invenção, é extremamente importante patenteá-la para proteger seus investimentos e gerar exclusividade. Em nosso site, você tem diversas informações muito úteis que podem lhe ajudar a entender melhor sobre patentes, como nosso post “As dúvidas mais comuns sobre patentes”

Mas, se você ainda ficar com alguma dúvida, entre em contato com nossos especialistas que lhe auxiliamos nesse processo!

Sobre o Autor

Clara Santi atua na área de marketing do Ilupi. Graduanda em Ciências Econômicas pela UFMG, tem experiência em social media e na produção de conteúdo em temas como patentes, marcas e outros ativos de propriedade intelectual.



JÁ POSSUI MARCAS, SOFTWARES
E/OU PATENTES?

Conte com o nosso time de especialistas para te ajudar

GRÁTIS por 30 dias



Compartilhar