CONTE COM O ILUPI PARA REALIZAR A GESTÃO COMPLETA
DOS SEUS ATIVOS DE PROPRIEDADE INTELECTUAL


7 mulheres que transformaram o mundo com suas invenções

7-mulheres-que-mudaram-o-mundo-parte-blog
REGISTRE A SUA MARCA
Tempo de leitura: 3 minutos

Como mostram algumas estatísticas, as patentes concedidas a mulheres ainda são minoria nos institutos de propriedade intelectual em todo o mundo, o que infelizmente é reflexo da desigualdade entre os gêneros. Porém, os dados desse estudo do IPO (Instituto de Propriedade Intelectual do Reino Unido) mostram que essa realidade tem mudado e o número de registros concedidos a mulheres é cada vez maior. Para inspirar outras inventoras e celebrar a semana do Dia Internacional da Mulher, o Ilupi selecionou 7 mulheres que mudaram o mundo com suas invenções.

Incríveis mulheres inventoras

1 – A Rainha da Computação: Grace Hopper

Carinhosamente chamada pelo título de rainha, Grace Hopper foi analista de sistemas da Marinha Estadunidense nos anos 1940 e criou, nada mais, nada menos, que a base para o primeiro Software de Computador.

Durante seus serviços militares, Hopper desenvolveu o fundamento da famosa linguagem de programação Flow-Matic, posteriormente utilizada para a criação do COBOL (Common Business Oriented Language) – usado no processamento de bancos de dados comerciais. Incrível, não é mesmo?

ilupi-7-mulheres-inventoras-1

2 – A mãe do Wi-Fi: Hedy Lamarr

Se você está lendo esse post de um celular ou notebook, agradeça à atriz hollywoodiana Hedy Lamarr. A austríaca, além de ser uma estrela do cinema, foi quem desenvolveu a tecnologia necessária para que criações como Wi-Fi, Bluetooth e celulares fossem inventadas.

Lamarr inventou e patenteou um método de transmissão de sinais de rádio, o FHSS (Frequency Hopping Spread Spectrum – em português, espectro de difusão de frequência variável), ou seja, a tecnologia de transmissão sem fio (wireless). A partir daí, o resto é história! 

ilupi-7-mulheres-que-mudaram-o-mundo-com-suas-invenções-2

3 – Condessa de Lovelace: Augusta Ada King

A condessa Ada Lovelace foi responsável pela criação do primeiro algoritmo para implementação em computador. A descoberta, datada do século XIX, ocorreu quando ela ajudava seu colega Charles Baggage a criar a primeira máquina de cálculo do mundo, considerada, inclusive, o primeiro modelo de computador. Por isso, a condessa é chamada de Primeira Programadora de Computador. Incrível!

ilupi-7-mulheres-que-mudaram-o-mundo-com-suas-invenções-3

4 – PhD em física nuclear: Shirley Ann Jackson

Além de ter sido a primeira mulher negra a conquistar o PhD do MIT (Massachusetts Institute of Technology), a estadunidense Shirley Jackson foi responsável pelo desenvolvimento de uma pesquisa que deu origem às telecomunicações. A partir de suas descobertas, invenções como o fax portátil, o telefone de toque e cabos de fibra óptica puderam ser criadas. Uma verdadeira pioneira das telecomunicações!

ilupi-7-mulheres-que-mudaram-o-mundo-com-suas-invenções-4

5 – A brilhante Letitia Geer

A enfermeira Letitia Geer revolucionou a história da medicina ao criar a primeira seringa com pistão. Por causa da invenção de Geer, a aplicação das substâncias se tornou muito mais prática e rápida, podendo ser feita com apenas uma mão. O modelo desenvolvido é utilizado até os dias de hoje, sendo usado, inclusive, na aplicação das vacinas contra o coronavírus.

ilupi-7-mulheres-que-mudaram-o-mundo-com-suas-invenções-5

6 – Uma verdadeira heroína: Anna Connelly

Desde 1887, a vida de inúmeras pessoas é salva devido à invenção de Anna Connelly. Foi ela quem criou as escadas de incêndio, colocadas do lado de fora dos prédios para que a evacuação seja rápida e segura. A partir de 1990, os itens de segurança se tornaram obrigatórios nos Estados Unidos e, desde então, são reconhecidos por fazerem parte da arquitetura do país.

ilupi-7-mulheres-que-mudaram-o-mundo-com-suas-invenções-6

7 – A incrível Stephanie Kwolek

A química estadunidense Stephanie Kwolek criou, em 1965, o polímero batizado de Kevlar. Trata-se de um material mais resistente que o aço, uma fibra polimérica ultra forte e extremamente leve, usada, principalmente, no colete à prova de balas. Além disso, o material também faz parte da composição de roupas esportivas e pneus ultra resistentes.

ilupi-7-mulheres-que-mudaram-o-mundo-com-suas-invenções-7

E VOCÊ, QUAL A SUA INVENÇÃO CAPAZ DE MUDAR O MUNDO?

Se você possui uma invenção genial como essas, é extremamente importante patenteá-la para garantir exclusividade e proteger seus investimentos. Em nosso blog, você encontra diversos textos com mais informações sobre a importância desse registro e o passo a passo do processo.

Não deixe de acompanhar nossas publicações e, em caso de dúvidas, entre em contato com nossos especialistas!

Sobre o Autor

Clara Santi atua na área de marketing do Ilupi. Graduanda em Ciências Econômicas pela UFMG, tem experiência em social media e na produção de conteúdo em temas como patentes, marcas e outros ativos de propriedade intelectual.



JÁ POSSUI MARCAS, SOFTWARES
E/OU PATENTES?

Conte com o nosso time de especialistas para te ajudar

GRÁTIS por 30 dias



Compartilhar