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É possível fazer registro de marca de sons e aromas no Brasil?

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Tempo de leitura: 3 minutos

Você já fez o protocolo de sua marca, aguardou passar o prazo de oposições, esperou muitos meses até  o exame de mérito ser feito e agora, finalmente, o INPI publicou o deferimento do seu pedido e sua marca está com o status  “Aguardando pagamento da concessão (em prazo ordinário)”. Mas o que deve ser feito…Leia mais!

Tempo de leitura: 2 minutos

Com certeza você já ouviu o som do Plim Plim da Rede Globo. Apesar de bem antigo – criado em 1971 – o som do Plim Plim se tornou uma identidade sonora da emissora de televisão. Prova disso é que toda vez que escuta esse som, você sabe o que ele representa, não é mesmo?…Leia mais!

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Seguindo nossa série sobre os status de marcas no INPI, agora vamos falar sobre um dos status mais comuns – “Aguardando Exame de Mérito de Marca”. Quando um pedido de registro de marca é feito, ele entra no período de apresentação de oposições, que dura 60 dias após a publicação da marca no INPI. Se…Leia mais!

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A situação do registro de uma marca, ou o seu status, é algo que causa bastante confusão em boa parte das pessoas que fazem o pedido de uma marca no INPI. A partir do momento em que a marca é publicada na Revista da Propriedade Industrial pela primeira vez, ela se torna disponível para consulta…Leia mais!

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Em setembro de 2017, o Instituto Nacional de Propriedade Intelectual (INPI) anunciou uma grande mudança no sistema de registro de programas de computador: a criação do e-RPC. O objetivo de tal mudança foi simplificar os procedimentos para a obtenção do registro de software, tornando o processo totalmente eletrônico, incluindo o envio do código fonte e…Leia mais!

Tempo de leitura: 4 minutos

Já falamos algumas vezes sobre infrações e até multas por uso indevido de marcas, como nesse post, mencionando possíveis maneiras de infringir uma marca registrada de terceiros. Hoje vamos mostrar um caso prático de como a utilização indevida de uma marca pode trazer diversos riscos, mesmo que você não esteja agindo de má fé.  BACKGROUND…Leia mais!

Tempo de leitura: 7 minutos

  Os procedimentos para abertura de uma empresa são complexos e burocráticos.  Além da parte jurídica, também é preciso definir o nome e a logomarca do negócio, o que faz com que muitos empreendedores deixem isso para depois ou façam de qualquer maneira, sem a dar a devida atenção. A logomarca, em especial, é a…Leia mais!

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Que o mercado de vídeo games tem números impressionantes e um crescimento expressivo ano a ano, não é novidade para ninguém. Apenas o mercado americano de games faturou em 2017 mais 18 bilhões de dólares¹. Já o mercado brasileiro, com enorme potencial de crescimento, movimentou 1,3 bilhão de dólares no mesmo período². E, assim como…Leia mais!

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Acompanhamos há pouco tempo a decisão do Superior Tribunal de Justiça (STJ) em relação ao uso do dominínio amaggi. com. Este domínio, que estava sob os direitos do jornalista Marcos Antônio Vieira, é idêntico ao nome da empresa Amaggi, que registrou a marca em 2007, três anos antes da compra do domínio pelo jornalista. O…Leia mais!

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Quando um empreendedor inicia um negócio, a primeira dúvida que vem à cabeça é qual nome escolher para sua empresa. Esse processo de decisão é chamado de naming e falamos um pouco mais sobre ele nesse post. Muitas vezes, a marca escolhida é o próprio nome e/ou sobrenome do empreendedor. São muitas as razões para…Leia mais!



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